Loja de moda íntima inaugura primeiro “Banco Vermelho” em empresa privada de Santa Maria e cria código de ajuda

Loja de moda íntima inaugura primeiro “Banco Vermelho” em empresa privada de Santa Maria e cria código de ajuda

A Paccini Moda Íntima, localizada na Avenida Hélvio Basso, inaugurou o segundo "Banco Vermelho" de Santa Maria e o primeiro instalado em uma empresa privada da cidade. O ato, realizado nesta terça-feira (25), reuniu representantes do Executivo, Legislativo, Patrulha Maria da Penha e Delegacia da Mulher para marcar a adesão do setor empresarial ao movimento de conscientização e combate ao feminicídio e à violência doméstica.


Além da instalação do banco, que simboliza a urgência do enfrentamento à violência, a empresa instituiu um protocolo interno de socorro. Segundo o proprietário Rodrigo Puccini, como 99% do público da loja é feminino, foi criado um código para pedir ajuda discretamente.


– Nesse banco vermelho, criei um produto de referência dentro da empresa, o "conjunto vermelho escarlate". É um produto onde qualquer consultora nossa pode fazer esse pedido e, no momento que ela fizer, nós fazemos um acolhimento, estamos cientes do que está acontecendo e ligamos para um órgão competente do município para dar o apoio – explica Puccini.


Envolvimento da sociedade

Para o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, a iniciativa privada demonstra que a pauta deixou de ser exclusiva do poder público. Ele citou dados nacionais que apontam que 21 milhões de mulheres sofreram violência nos últimos 12 meses no país.

– O combate ao feminicídio é uma causa de toda a sociedade. Cremos que muitas outras empresas estarão fazendo isso e, no futuro, teremos em todas as escolas do município também um banco vermelho. Isso demonstra que ainda é uma dor silenciosa, uma luta silenciosa – afirma o secretário.


A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), delegada Elizabete Shimomura, reforçou que a atuação policial isolada não resolve o problema.

– A gente percebe que somente o ato repressivo está sendo inócuo. Iniciativas de conscientização e educação são de extrema importância. Estamos fadados a perder essa luta da violência doméstica se não contarmos com a comunidade e com a sociedade como um todo – avalia a delegada.


Expansão do projeto no Judiciário

A campanha segue com novas inaugurações na cidade. O Juizado da Violência Doméstica da Comarca de Santa Maria instalará seus Bancos Vermelhos nesta semana.


Serviço

  • O quê: Inauguração dos Bancos Vermelhos no Foro
  • Quando: Sexta-feira (28), às 14h
  • Onde: Átrio da Portaria do Foro da Comarca de Santa Maria (Alameda Buenos Aires, 201)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acendimento das luzes de Natal da 6ª Brigada reúne comunidade em noite de música e tradições nesta sexta-feira Anterior

Acendimento das luzes de Natal da 6ª Brigada reúne comunidade em noite de música e tradições nesta sexta-feira

Evento militar provoca bloqueio em rua do Bairro Passo D’Areia nesta quarta Próximo

Evento militar provoca bloqueio em rua do Bairro Passo D’Areia nesta quarta

Geral