Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio participa do Imposto Solidário

Gabriel Marques

Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio participa do Imposto Solidário
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

A Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio participa da campanha de Imposto Solidário deste ano. A iniciativa atende cerca de 15 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rejane Garcia Gervini, que recebem tratamento todas as terças-feiras, à tarde, após o horário escolar. Participam do projeto crianças em vulnerabilidade social encaminhadas pela coordenação da escola.

Conforme a educadora especial Inajara Bianchini, 35 anos, as crianças indicadas apresentam dificuldade de aprendizagem, comportamental e problemas no ambiente familiar.

– As crianças aprendem a montar e a encilhar os cavalos, bem como realizamos jogos pedagógicos e atividades físicas. Essas crianças têm entre 8 e 12 anos – explica Inajara.

O projeto funciona com o nome fantasia Hippos Equoterapia, na Estância do Minuano, e são oferecidos os serviços de equoterapia, por meio do acompanhamento de psicólogas, educadoras especiais, fisioterapeutas e educadores físicos. Também são oferecido os trabalhos de equitação, que é aprender a montar e andar a cavalo.

De acordo com a psicóloga Renata Bolzan, a equoterapia proporciona bem-estar, além de melhorar questões corporais, como equilíbrio e postura:

– Conseguimos ver que as pessoas têm melhoras na autoestima, na sociabilidade e na questão comportamental. São vários benefícios de forma ampla. Geralmente, em um atendimento, os aspectos psicológicos e físicos podem ser trabalhados juntos.

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Atualmente, os cavalos Gatiado e Yucatan estão disponíveis para as atividades. A Hippos também realiza atendimentos particulares para pessoas com ou sem deficiências mentais, motoras ou de locomoção. A autônoma Paula Rosado, 36 anos, é praticante de equitação e comenta como é estar no local:

– Eu sempre quis andar a cavalo, e me adaptei em fazer a equitação aqui. É com o Gatiado que tenho andado mais. Penso que a equoterapia é uma atividade boa para quem precisa desses estímulos que o cavalo proporciona. As doações da campanha são muito importantes para esse tipo de serviço.

De acordo com a educadora Inajara, o projeto teria duração até agosto deste ano, mas, graças às doações pelo Imposto Solidário de 2021, ele terá acréscimo de mais seis meses de funcionamento.

– Com o recurso arrecadado pela destinação do Imposto de Renda, a instituição faz a manutenção de custos de aluguel e alimentação dos equinoterapeutas. Também adquirimos material de encilha para uso na terapia – diz.

DOAÇÕES

Os contribuintes podem destinar 3% do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso e ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Pode contribuir toda pessoa física que declara Imposto de Renda por deduções legais (modelo completo). O valor destinado é abatido do valor total a ser pago ou somado no valor a ser restituído. O prazo para a destinação é 31 de maio.

Gabriel Marques, gabriel.marques@diariosm.com.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a programação do último dia da 49ª edição da Feira do Livro Anterior

Confira a programação do último dia da 49ª edição da Feira do Livro

Próximo

Eros Roberto Grau: estado de juízes?

Geral