#para que não se repita

Arquitetos esclarecem polêmica sobre segurança no projeto de Memorial da Kiss

Diogo Brondani


Foto: Divulgação
Imagem da fachada do projeto que venceu o concurso do Memorial da Kiss

Depois de ser apresentado, o projeto vencedor do concurso do Memorial da Kiss, que será construído no local onde funcionava a boate, trouxe alguns pontos que chamaram a atenção e foram passíveis de questionamentos, principalmente quanto ao acesso principal. A projeção da imagem da fachada remete a apenas um ponto de entrada e saída do espaço dedicado às 242 vítimas da tragédia. Uma das preocupação apontadas por leitores do Diário e internautas é se o local, que terá auditório para 142 pessoas, atende as normas de segurança, principalmente no que diz respeito às saídas de emergências.

Divulgado projeto vencedor do concurso para o Memorial da Kiss

Conforme o núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em Santa Maria, o regulamento do concurso contemplou normas de segurança e prevenção como requisitos para os projetos.

- Dentre os membros da comissão julgadora, havia uma arquiteta doutora em segurança. Por mais que a aparência da fachada transmita ideia de estreitamento, talvez por causa da escala e porque as paredes são muito altas, ela foi construída dentro de PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndio) aprovável - diz a arquiteta presidente do núcleo IAB local, Lídia Rodrigues.

Ainda conforme a arquiteta, o escopo do projeto traz apenas uma projeção básica de como deve ser o memorial. Detalhes devem ser apresentados no dia 24 de abril, data marcada para assinatura do contrato com o ganhador do concurso.

Primeiro santuário de Schoenstatt no Brasil completa 70 anos nesta quarta

O arquiteto responsável pelo projeto vencedor do concurso, Felipe Zene Motta, reitera que Memorial da Kiss atenderá a todas as normas de segurança.
- Na verdade, a partir de agora é que vamos desenvolver o projeto executivo, que contará com ajuda de engenheiros e de todo um corpo técnico que garantirá as adequações para aprovação visando segurança e ausência de qualquer tipo de risco - diz o arquiteto.

De acordo com Motta, esse foi apenas um escopo compacto de como deverá ser o ambiente, voltado apenas para apresentação da ideia:
- No concurso, nós tínhamos que apresentar todas as nossas ideias em uma prancha apenas, não tinha espaço para mostrar todos os itens. Mas, com certeza, estarão englobados nesse projeto mais completo.

Mulheres se unem para ajudar animais de rua abandonados

PRÓXIMA ETAPA 
A próxima etapa é a assinatura do contrato entre o arquiteto e Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Só depois disso, será feita a apresentação pública do projeto para a comunidade de Santa Maria e o detalhamento do valor da obra, que pode chegar a R$ 3 milhões. Para a obra, a AVTSM irá captar o dinheiro de várias formas, ainda não divulgadas. 

O projeto vencedor do concurso para o Memorial foi divulgado na terça-feira. Foram 133 propostas inscritas, e 121 entregues à comissão avaliadora.

Mais de mil plantas estão à venda na Praça Saldanha Marinho

COMO DEVE SER O PROJETO
O projeto

  • Área - 466 metros quadrados
  • Custo estimado total - R$ 2.253.900
  • Estrutura - Três salas, sendo um auditório com capacidade para 142 pessoas, uma sala multiuso e uma sala onde ficará a sede da AVTSM e a loja comercial
  • Jardim Circular localizado ao centro do projeto. Ao redor, 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia, suportam uma cobertura radial que abriga as diversas salas do conjunto. Cada pilar terá um suporte de flores e o nome das vítimas

Composição

  • Acesso
  • Jardim de flores
  • Varanda
  • Sala Multiuso
  • Depósito / Zeladoria
  • Loja
  • Escritórios (sede da AVTSM)
  • Sanitários
  • Auditório (142 lugares)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: o primeiro dia de treinos das participantes de 'O Desafio É Hoje' Anterior

VÍDEO: o primeiro dia de treinos das participantes de 'O Desafio É Hoje'

Pós-graduação faz avaliações gratuitas para implantes dentários Próximo

Pós-graduação faz avaliações gratuitas para implantes dentários

Geral