Classificados do crime

Armas, carros irregulares e até vacas são vendidas na internet

Naiôn Curcino

"

Em tempos de crise, a procura por boas oportunidades de negócio é algo recorrente. E, nesse sentido, as redes sociais tornaram-se um local propício para anunciar produtos, normalmente usados, por preços menores. No entanto, nem tudo pode ser vendido na internet, e o que poderia ser uma solução pode se tornar uma tremenda dor de cabeça e resultar até em uma responsabilização criminal. Em alguns grupos no Facebook, é possível encontrar armas, de verdade ou não, veículos irregulares e até gado por preços bem abaixo do mercado. O problema é que a venda de muitos desses produtos é ilegal. Armas, por exemplo, só podem ser comercializadas em lojas autorizadas.

Advogado condenado por matar comerciante por R$ 0,75 em Santa Maria é preso

A delegada Greta Anzanello, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos, do Departamento Estadual de Investigação Criminal, em Porto Alegre, enfatiza que cada caso precisa ser analisado, e por mais que a venda pela internet, em alguns casos, não seja irregular, é preciso ser analisada a licitude do objeto que está sendo oferecido.

Depois de assaltar loja, bandido volta para ameaçar funcionários em Santa Maria

Nas páginas, há muita oferta e procura por armas. A compra ou venda de armas de fogo é proibida, a não ser em locais que tenham autorização da Polícia Federal (PF). A PF é quem regulamenta a questão, pois quem quer comprar precisa preencher uma série de pré-requisitos. Mesmo que a pessoa tenha o registro e o porte da arma, vendê-la na internet é crime. A legislação sobre a venda de armas de pressão é mais branda. Armas de calibres menores do que 6mm, que não sejam por ação de gás, podem ser comercializadas em qualquer lugar. Mas a questão preocupa as autoridades de segurança.

– Elas (armas de pressão) não poderiam ser comercializadas. As vendidas no comércio lo"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com a chegada do inverno, iniciativas distribuem doações a famílias carentes 

Próximo

Três jovens invadem residência e agridem morador em Santa Maria

Geral