Árbitros de Santa Maria embarcam para trabalhar no Efipan em Alegrete

Gilson Alves

Árbitros de Santa Maria embarcam para trabalhar no Efipan em Alegrete
Assistente Rafael Alves (esq.) e Gilmar dos Santos trabalharão em tradicional torneio em Alegrete. Foto: Nathália Schneider

Os árbitros de Santa Maria, Gilmar Nunes dos Santos e Rafael Alves embarcam, na manhã desta quarta-feira, rumo a Alegrete para trabalhar no 42º Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (Efipan). A competição começa nesta quarta-feira, com dois jogos, e vai até o dia 29 de janeiro.

Gilmar tem 55 anos, é natural do Coração do Rio Grande, e irá arbitrar pela décima vez o torneio. Já Rafael estará no campeonato pela primeira vez. A escala dos jogos em que irão ser escalado será definida tão logo eles cheguem a Alegrete.

– Recebi o convite com uma certa surpresa. Até pela idade, já que não atuo mais no futebol profissional. Mas sigo apitando em diversos campeonatos e estou bem fisicamente. Serão 10 árbitros participando da competição, a maioria na faixa etária dos 20 anos. Sendo o mais velho, vou procurar passar experiência para a gurizada que vai estar lá – comenta Gilmar, que já foi quarto árbitro da final do Gauchão, em 2001. Ele também atuou em todas as divisões do futebol gaúcho e comandou três clássicos entre Inter-SM e Riograndense.

Rafael Alves é árbitro assistente e foi convocado para estrear no Efipan.Natural de Pirassununga, interior de São Paulo, está com 28 anos e veio estudar em Santa Maria. Ele participa de jogos da Divisão de Acesso desde 2019.– Por ser uma competição de jovens, sobra vontade e disposição. Então é uma oportunidade de mostrar o trabalho. São equipes de nome, onde todo mundo quer estar nos jogos. A visibilidade é boa, tudo é aprendizado, também para a arbitragem – afirma Rafael.

Dez equipes entrarão em campo na disputa do 42º Efipan. Cinco são brasileiras: Grêmio, Inter, Palmeiras, São José, de Porto Alegre, e Flamengo, de Alegrete. De fora do país, disputam o torneio Peñarol e Defensor, ambos do Uruguai, Argentino Juniors, da Argentina, Olimpia, do Paraguai e Universitário, do Peru.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com aumento do piso salarial, governo federal faz afago a professores e joga para Estados e municípios o desgaste

Governo Lula adere a novos compromissos internacionais para garantir direito das mulheres Próximo

Governo Lula adere a novos compromissos internacionais para garantir direito das mulheres

Geral