Após ser atropelado no Centro, famoso cão Jeff deve receber alta nesta segunda-feira em Santa Maria

Após ser atropelado no Centro, famoso cão Jeff deve receber alta nesta segunda-feira em Santa Maria

Sob cuidados médicos desde a noite de sexta (16), Jeff surpreendeu a equipe pelo bom comportamento.

Após três dias internado, Jeff, famoso cão santa-mariense, deve receber alta ainda nesta segunda-feira (19). Ele estava sob os cuidados da equipe do Ninho Hospital Veterinário desde a última sexta (16), após ter sido atropelado por um carro nos arredores de uma casa noturna localizada no centro de Santa Maria, na quinta (15). O motorista teria fugido sem prestar socorro. 

​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

Com o susto da batida, Jeff fugiu e foi localizado apenas na sexta, na Rua Pinheiro Machado. Antes disso, o cão foi visto próximo ao Fórum de Santa Maria, no Bairro Nossa Senhora das Dores. A mensagem sobre o paradeiro do cão foi enviada para o Projeto Quatro Patas. As buscas foram feitas com o auxílio de uma das coordenadoras do projeto, junto de outras duas protetoras independentes. Uma delas é a advogada Jordana Freire, 33 anos, que relembra o momento em que o cão foi encontrado:

— Recebemos a informação que ele havia sido atropelado e nos dividimos para fazer a busca. Acabamos encontrando ele conjuntamente em frente a uma pastelaria na Rua Pinheiro Machado. Ele andou bastante e quando nós o encontramos ele estava bem quietinho, deitadinho. Nós chegamos, ele começou a chorar, não quis tomar água nem comer. [...] Ele se assustou até com a dor, acabou se escondendo, e foi muito longe. Ele acabou indo para uma direção muito contrária do que ele estava acostumado.

Registro de Jeff aguardando atendimento na sexta (16).

Assustado, tremendo e com dor, logo foi encaminhado para atendimento no Ninho Hospital Veterinário, onde o médico veterinário Luis Alberto Bazzan, 27 anos, observou que Jeff estava desconfortável e mancando em ambas as patas esquerdas. A partir disso, o cirurgião veterinário plantonista, Leonardo Schneider Ullrich, 27 anos, foi acionado para realizar os primeiros exames no cão:

— Realizamos um raio-x de tórax para ver se ele não se ele tinha condição pulmonar ou algum tipo de lesão, como uma hérnia diafragmática. Também realizamos um ultrassom abdominal para ver se ele estava com líquido livre na cavidade, podendo ser um sangramento ou um rompimento de víscera, além de verificar se os órgãos vitais estavam íntegros e sem sinais de inflamação. [...] Também realizamos exame de sangue, os quais estavam bons para o estilo de vida que ele tem. [...] Encontramos algumas alterações no ultrassom, porém, já esperadas por conta da idade dele, que vão acontecendo conforme os cães vão alcançando a idade senil — explica Ullrich.

Mesmo com os resultados positivos, Jeff permaneceu internado durante o fim de semana para monitorar lesões tardias e tratar as dores nas patas. 

A médica veterinária responsável pelo setor de internação, Marina Grun Bohn, 24 anos, ficou surpresa com o comportamento de um dos cães mais famosos de Santa Maria: 

— É um prazer cuidar desse moço. Ele é muito tranquilo, um cãozinho bem amigável. Eu já conhecia ele lá no Calçadão (um dos pontos mais frequentados por Jeff), mas realmente não achei que o temperamento dele seria tão dócil. Ele tá de parabéns aqui na internação — relata.

Marina conta como Jeff reagiu durante os dias em observação.Foto: Beto Albert (Diário)

Novos exames

Jeff deve receber alta ainda nesta segunda. Mas, antes disso, o mascote-santa mariense irá realizar um teste para investigar a ocorrência de leishmaniose visceral canina. A doença grave e sem cura é transmitida pela picada do inseto chamado flebotomíneo, popularmente conhecido como mosquito-palha. O inseto contamina após picar um animal infectado e, posteriormente, um ser humano. A transmissão não acontece de maneira direta entre pessoas e animais. Em março, o Diário conversou com médicos veterinários de Santa Maria sobre o aumento de casos no município. Leia mais aqui.

Mesmo liberado, o cuidado com o cão não termina tão cedo. Jordana conta que Jeff será transferido para uma hospedagem, onde vai continuar o tratamento na pata machucada.

Foto: Beto Albert (Diário)

Campanha para arcar com as despesas foi abraçada pela comunidade santa-mariense

Para arcar com as despesas da saúde de Jefferson — como também é carinhosamente chamado — o Projeto Quatro Patas começou uma campanha para arrecadar o valor doações via Pix. Ainda no domingo (18), o montante necessário para o tratamento do cão foi arrecadado. ​



Mas ainda é possível contribuir para ajudar muitos outros animais por meio do Projeto Quatro Patas. A iniciativa sem fins lucrativos atua há mais de 10 anos em prol da causa animal em Santa Maria e compartilha diariamente os casos nas redes sociais. As doações podem ser enviadas para o Pix: quatropatassm@yahoo.com.br.


Jeff, figura querida e onipresente de Santa Maria

Querido por todos, Jeferson, ou simplesmente Jeff, ganhou o coração de Santa Maria com sua simpatia e charme ao caminhar tranquilamente nas ruas do município. O cão, que parece estar em todos os lugares, é famoso nas redes sociais e tem até um perfil no Instagram. 

Uma das últimas aventuras de Jeff foi na entrega da Praça Saldanha Marinho, realizada no início do último mês, onde roubou a cena durante uma apresentação de dança.

Confira o vídeo


Famoso nos memes

Além das ruas, Jeff também marca presença nos memes nas redes sociais. A famosa foto de Gabriel Medina durante as Olimpíadas de Paris 2024 ganhou uma nova versão com o cão:


Ele também já foi visto em situações perigosas. Em um vídeo publicado no X, Jeff surge no meio de uma briga próxima ao local onde foi atropelado.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vitória Parise

POR

Vitória Parise

vitoria.parise@diariosm.com.br

Devolução do ICMS a pessoas atingidas pelas enchentes que compraram eletrodomésticos começa nesta segunda Anterior

Devolução do ICMS a pessoas atingidas pelas enchentes que compraram eletrodomésticos começa nesta segunda

Semana inicia com nebulosidade e clima agradável; gangorra térmica será perceptível nos próximos dias Próximo

Semana inicia com nebulosidade e clima agradável; gangorra térmica será perceptível nos próximos dias

Geral