Após quase 15 anos, idosa é absolvida do assassinato do ex-companheiro

Maurício Barbosa

Após quase 15 anos, idosa é absolvida do assassinato do ex-companheiro
Crime aconteceu na Rua 2 na Vila Portão Branco em 23 de agosto de 2008. Foto: Angélica Lüersen (Arquivo)

Um homem de 40 anos e uma idosa de 75, foram absolvidos no júri de um crime que aconteceu há quase 15 anos em Santa Maria. O julgamento aconteceu na tarde de quarta-feira no salão do júri do Fórum de Santa Maria. A ré, Valcirene Dezanet Ayres, era acusada de matar o ex-companheiro, Ivanes Braga da Silva, a tiros. O outro réu teria ajudado a mulher a comprar uma arma. Um terceiro acusado morreu antes do julgamento.

Valcirene que atualmente está com 75 anos, tinha 61 na época do crime em 23 de agosto de 2008 na Vila Portão Branco, no Bairro Caturrita. Ela teria temido pela vida e agido em legítima defesa. Ela foi representada pela defensora pública Valéria Brondani que comemorou a absolvição. Os réus foram absolvidos por quatro votos a zero.

– Depois de 14 anos, o tribunal do júri reconheceu a legítima defesa alegada pela ré desde o início do processo – diz Valéria.

De acordo com a defensora, Valcirene havia pedido a um amigo para comprar uma arma. No dia do crime, o cúmplice foi até a casa da mulher com o outro acusado, que já morreu. Quando os três estavam na residência, Ivanes apareceu e teria ameaçado Valcirene com uma faca. Nesse momento, a mulher pegou a arma e deu os tiros.

Já o homem de 40 anos foi representado pelo advogado Daniel Tonetto. Ele destaca que o cliente não teve participação no crime.

— A justiça foi feita com a absolvição do acusado, uma vez que ficou provado que ele não teve nenhuma participação no fato — afirma Tonetto.

A assistência de acusação ficou a cargo do promotor do Ministério Público Diego Corrêa de Barros. Conforme a assessoria do promotor, o MP não irá recorrer da decisão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Efeito do La Niña, redução de chuvas no Sul ameaça safra de grãos nos próximos meses Anterior

Efeito do La Niña, redução de chuvas no Sul ameaça safra de grãos nos próximos meses

No primeiro dia, trezena móvel reúne cerca de 700 pessoas na Igreja Nossa Senhora das Dores Próximo

No primeiro dia, trezena móvel reúne cerca de 700 pessoas na Igreja Nossa Senhora das Dores

Geral