Após procedimento da Corsan, moradores da região Oeste da cidade relatam água com coloração escura; saiba o que fazer

Após procedimento da Corsan, moradores da região Oeste da cidade relatam água com coloração escura; saiba o que fazer

Foto: Reprodução

Moradores da região oeste de Santa Maria foram surpreendidos, na quinta-feira (10), com a cor da água que saía das torneiras das suas casas, que apresentava uma coloração marrom. A partir disto, surgiram muitos questionamentos: o que aconteceu e como resolver isso?


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Uma situação semelhante a essa já havia acontecido em 2022, em alguns bairros da cidade. José Roberto Epstein, Superintendente Regional da Corsan de Santa Maria, em entrevista ao programa Bom dia, Cidade!, da rádio CDN 93.5 FM, na manhã desta sexta-feira (11), explicou o que ocorreu. 


– Estamos fazendo, desde o início de julho, alguns serviços de melhoria no sistema de distribuição de água na região oeste da cidade. Implantamos um novo distribuidor, de maior capacidade, e na madrugada de quinta, programamos a religação da adutora. 


Mas qual a explicação para a cor?

O manancial de Santa Maria possui presença de manganês em sua água bruta, sendo um metal duro e frágil, muito utilizado na metalurgia. José Epstein explica que, neste processo de retomada da tubulação, o material se mistura à água e deixa a coloração desta forma. Foi justamente isso que aconteceu.


Conforme o superintendente, o caso já foi normalizado.

Foto: Reprodução

 
A situação continua a mesma na sua residência? Saiba o que fazer

  • Entre em contato com a central de atendimento no telefone: 0800 646 6444 e explique o que está ocorrendo
  • Uma equipe da Corsan irá até o local realizar o espurgo da água restante no hidrômetro, até retornar à coloração considerada "normal"


E se houver a necessidade de limpar a caixa d'água?

José Roberto Epstein indica que você siga os seguintes passos:

  1. Contrate uma empresa especializada para realizar essa limpeza
  2. Faça um registro fotográfico do procedimento e da nota fiscal do serviço
  3. Contate o 0800 646 6444 e explique o ocorreu, para que um ressarcimento seja feito

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