Falta de água em Santa Maria afetou cerca de 30 mil clientes e reabastecimento exige paciência, afirma superintendente da Corsan

Vitória Parise

Falta de água em Santa Maria afetou cerca de 30 mil clientes e reabastecimento exige paciência, afirma superintendente da Corsan
O rompimento em uma adutora da Corsan, responsável pelo abastecimento das regiões central e leste deixou cerca de 30 mil unidades sem água na quarta-feira. E, ainda que o reparo tenha ocorrido no mesmo dia, o reestabelecimento do serviço ainda causa problemas. Alguns usuários têm reclamado da baixa pressão e da coloração da água que está chegando pelas torneiras.

O morador do bairro São José, Paulo André Dutra, mostrou preocupação com a qualidade da água que estava recebendo em casa. Ele conta que durante a tarde de quarta-feira (15), a pressão da água foi ficando cada vez mais baixa, até ser interrompida por completo pela parte da noite. Na manhã desta sexta, para a surpresa da vizinhança, a água havia voltado com uma cor inusitada.

– A água estava completamente marrom, impossível de tomar, todos do bairro estavam relatando isso. Nossa opção foi comprar água do mercado, assim como muitas outras famílias – relata.

Ele conta que não entrou em contato com a Corsan porque o processo é muito burocrático.

Leia também:

Fiéis participam da procissão de Corpus Christi em Vale Vêneto; confira imagensPesquisadores da UFSM desenvolvem concreto sustentável e buscam por investidores

Por meio das redes sociais, o Diário teve acesso a diversos relatos, como o do morador do Bairro Nonoai, Rodrigo Bonatti, que fez o registro da coloração escura da água.

Reabastecimento da água: processo que exige paciência

O superintendente da Corsan de Santa Maria, José Epstein, participou ao vivo do programa CDN Entrevista. da Rádio CDN, para esclarecer a situação. 

No início da conversa, ele explica que diferente do sistema de energia, o sistema de abastecimento de água conta com uma dinâmica maior para o tempo de recuperação. Mesmo com a conclusão do serviço ainda na quarta-feira, algumas regiões mais altas do bairro Camobi e região central ainda apresentam problemas no abastecimento. A expectativa é que praticamente todas as economias já estejam restabelecidas até às 19h desta quinta-feira.

Por que água está com essa coloração?

O manancial de Santa Maria possui presença de manganês em sua água bruta, e essa é a principal causa da coloração amarelada e até mais escura do líquido. O manganês é um metal duro e frágil, muito utilizado na metalurgia.

– Essa adutora praticamente não teve ocorrência de rompimento ou manutenção por mais de 15 anos. Ao longo dos anos, esse material vai se depositando na tubulação. Quando é feita a manutenção em uma adutora de grande porte, o restabelecimento do abastecimento pode ocasionar um arranque deste material sedimentado na parede da tubulação. Por isso a coloração fica amarelada ou mais escura – explica.

O consumo da água nesse estado não é recomendado, mas caso aconteça, não oferece riscos.

Pensando neste tipo de ocorrência, oito equipes exclusivas estavam responsáveis por atender o chamado dos clientes e resolver o problema. Para corrigir a situação, hidrantes de água são utilizados para fazer o expurgo do sedimento. O subintendente recomenda e reforça a importância de realizar o chamado nos canais oficiais da Corsan.

– Recebemos poucas ocorrências em nossos canais oficiais, mas acompanhamos muitas reclamações e apontamentos nas redes sociais. Nessas situações, nós não ficamos com o código do cliente. Por isso, é importante que esse contato seja feito direto com a companhia para que a gente possa fazer o atendimento.

Qual o procedimento em caso de prejuízo dos clientes?

Muitos moradores ainda relatam que será necessário realizar a limpeza na caixa d’água devido ao depósito do sedimento no reservatório. Nesse caso, Epsten explica que é preciso realizar um registro fotográfico da situação e entrar em contato com empresas que realizam serviços de limpeza. O procedimento é o mesmo caso torneiras e chuveiros sejam danificados. Caso o prejuízo seja comprovado por esse evento, o cliente pode solicitar o ressarcimento das despesas para a Corsan.

O contato pode ser feito através do 0800 646 6444 ou pelo aplicativo da empresa disponível para celular.

Vitória Parise, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Está liberada a consulta para as vagas do Sisu do 2º semestre de 2022 Anterior

Está liberada a consulta para as vagas do Sisu do 2º semestre de 2022

Julgamento do Avenida define futuro do Inter-SM na Divisão de Acesso Próximo

Julgamento do Avenida define futuro do Inter-SM na Divisão de Acesso

Geral