Após possibilidade de cancelamento, retorno do Carnaval de Jaguari é confirmado

Leandra Cruber

Após possibilidade de cancelamento, retorno do Carnaval de Jaguari é confirmado

Renan Mattos

Foto: Renan Mattos

O prefeito de Jaguari Roberto Turchiello (MDB) confirmou, na manhã desta segunda-feira (16), a realização do Carnaval de Rua de Jaguari. O anúncio foi realizado uma semana após a possibilidade de cancelamento do evento em razão da estiagem que atinge o município.

Em uma transmissão ao vivo no Facebook, Turchiello falou que o diálogo com a comunidade jaguariense influenciou de forma positiva na decisão:

– Conversei com minha equipe de trabalho, ouvi as entidades, conversei com os presidentes das comunidades rurais, principalmente com agricultores que se posicionaram contra o evento. Nos colocaram que eram contra porque simplesmente não gostam do evento. Eu também não sou muito fã, mas como gestor temos que pensar na comunidade como um todo, não só naquilo que gostamos. E o Carnaval tem essa função, gera um movimento para o comércio.

Além disso, o prefeito explicou que não há investimento de dinheiro público na festa e que a água usada para a limpeza das ruas será de reservatório específico para a finalidade. Com o decreto de emergência, o principal receio era que a população de Jaguari enfrentasse dificuldades no abastecimento de água.

– O evento tem receita própria, ele é terceirizado. E a água que será usada para limpar as ruas não é tratada. Conversei muito com a gerência da Corsan de Jaguari e de Porto Alegre, e nos passaram uma sensação de tranquilidade – ressaltou.

Festa será o retorno do Carnaval de Rua

Há dois anos sem ser realizado devido a crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, a edição de 2023 vai marcar o retorno do Carnaval de Rua de Jaguari.

Segundo Turchiello, se fosse cancelado, um dos receios do poder público e da comunidade era de que o evento perdesse força:

– Temos um exemplo do Grito do Nativismo, que dava visibilidade ao município e também movimentava economia, e perdeu força quando deixou de ser realizado. Hoje, sabemos que o Carnaval incentiva a rede hoteleira, restaurantes, empresas de segurança, artistas, DJs, empresas de iluminação e sonorização, transportes, enfim, uma grande injeção na economia e comércio local.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde revoga portarias do governo anterior Anterior

Ministério da Saúde revoga portarias do governo anterior

Homem é internado em estado grave no Husm após ser ferido com pauladas na cabeça em Santa Maria Próximo

Homem é internado em estado grave no Husm após ser ferido com pauladas na cabeça em Santa Maria

Geral