Diário nos Bairros

Aos 97 anos, dona Neiza abençoa os netos em cerimônia

Dandara Flores Aranguiz

"

Ela tem uma disposição de dar inveja a qualquer um. Aos 97 anos, Neiza Leite Veleda tem, na bagagem, muita história para contar. Nascida em Bagé, ela chegou a Santa Maria em 1963, com o marido, Erb Veleda, que era engenheiro. O esposo faleceu há 44 anos, e, mesmo depois disso, foi aqui que Neiza se estabeleceu, criou os três filhos e viu crescer os netos e bisnetos. 

Há 46 anos, no mesmo dia, eles cantam parabéns um ao outro 

Ela foi professora universitária e, entre 1963 e 1986, deu aulas no curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A aposentada é também escritora e poeta. Teve dois livros publicados – Sob o Céu de Santa Maria e Eu Era Verde – e ocupa a cadeira número 23 da Academia Santa-Mariense de Letras. 

Curta a página do Diário nos Bairros no Facebook

Além disso, Neiza é diácona da Igreja Episcopal Anglicana. No sábado, ela participou pela primeira vez como reverenda de uma cerimônia de casamento. E não era qualquer casamento, não! O noivo, Gabriel Veleda Wendt, é neto dela. O fato é motivo de orgulho e alegria para a família inteira. 

Centro Comunitário oferece atividades e alimentação a mais de 100 crianças no bairro Carolina 

– Foi um pedido deles. O Gabriel disse que ia casar na minha igreja e pediu para eu celebrar. Eu estou considerando uma bênção de Deus, sou muito grata ao meu neto e a minha nova neta. Eu me sinto muito feliz por tudo isso – comenta dona Neiza. 

Agora é oficial

Gabriel e Luciana Diniz Lima já moravam juntos há 10 anos. Os dois são psicólogos, cresceram e estudaram em Santa Maria, mas se mudaram para Barra do Quaraí em 2007, quando passaram em um concurso. Recentemente, eles se casaram no civil e optaram por realizar a cerimônia religiosa em Santa Maria, como homenagem à avó.

Há 11 anos, Márcio faz sucesso com o churrasquinho na Avenida Rio Branco

– Minhas avós já morreram, e ela é a única avó do Gabriel. E ela sempre foi muito próxima, temos um carinho muito grande por ela, e ela por nós. Então decidimos oficializar a união enquanto ela ainda está viva para vê-la feliz, e ela ficou muito contente. Somos muito apegados a ela. Tem coisa melhor que a própria avó dar a bênção à união? – contou Luciana. 

O casamento foi celebrado na noite de sábado, na Catedral do Mediador, da Igreja Episcopal Anglicana, na Avenida Rio Branco, no Centro. E a alegria e emoção tomaram conta de todos os convidados. 

Desde os 12 anos, seu João Pedro tira das pedras o sustento para viver

– É motivo de muita alegria para toda a família. Estamos muito felizes com essa homenagem e por ver o meu filho e a minha mãe nesse momento. Considerando a diferença de idade entre eles, é muito lindo! – comemora Elizabeth Leite Veleda, mãe de Gabriel e filha de Neiza.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Suspeito de espancar homem até a morte em Santa Maria é preso 

Próximo

Duas pessoas tiveram seus carros roubados em Santa Maria

Geral