Anvisa suspende fabricação em uma das indústrias da Fugini. Empresa alega que produtos seguirão à venda

Redação do Diário

Anvisa suspende fabricação em uma das indústrias da Fugini. Empresa alega que produtos seguirão à venda

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, fabricados pela empresa Fugini Alimentos Ltda.  A medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese, constatado em inspeção sanitária.

A suspensão da comercialização, distribuição e uso é válida apenas para os produtos em estoque na empresa. Os principais alimentos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas.

A medida é preventiva e foi adotada após a realização de inspeção sanitária conjunta realizada entre Anvisa, Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP). Na ação foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final. 

 A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação. 

A empresa tem fábrica em Cristalina (GO) e que segue funcionando normalmente.

 Anvisa publicará medida adicional nesta quinta

 A Anvisa irá publicar, nesta quinta-feira (30) específica para lotes de maioneses da marca Fugini produzidos na planta de Monte Alto (SP) no período de 20/12/2022 a 21/03/2023. A nova medida proíbe a comercialização, distribuição e uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.

Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor.

Em nota

A Fugini afirmou que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados:

Seguindo nosso estilo transparente e de respeito aos consumidores, faremos o seguinte esclarecimento sobre as informações incorretas que têm sido divulgadas pelas mídias sociais. Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto – SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados. Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo.

View this post on Instagram A post shared by Fugini (@fuginialimentos)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto social “Dançando Para Educar” realiza aula inaugural na Escola de Ballet Ivone Freire Anterior

Projeto social “Dançando Para Educar” realiza aula inaugural na Escola de Ballet Ivone Freire

Após briga entre facções no Presídio de Rosário do Sul, 26 apenados são transferidos e um segue internado Próximo

Após briga entre facções no Presídio de Rosário do Sul, 26 apenados são transferidos e um segue internado

Geral