Aos poucos, Santa Maria retoma a agitada rotina das aulas nas escolas particulares. É hora do reencontro entre alunos e professores e de começar novos aprendizados. Mas o pontapé inicial do ano escolar também representa um aumento no número de carros circulando em horários de pico, além dos famosos estacionamentos em fila dupla na hora de buscar e deixar os estudantes.
Leia outras notícias de Educação
Nesta segunda-feira, grande parte dos colégios começou o ano letivo. O restante deve recomeçar as aulas até a próxima segunda.
Unifra divulga aprovados no processo extravestibular
Na Escola Medianeira, foi dia de conhecer os novos colegas e professoras, além de entregar os materiais e garantir uma conversa entre pais e educadores. Pedro Geribone, 9 anos, trocou de colégio e teve o primeiro contato com o novo ambiente. A dona de casa Mirta Dorneles, mãe do pequeno, conta que decidiu trocar o filho de instituição para que ele fique mais próximo de casa, o que facilita o trajeto.
MEC divulga lista de selecionados na segunda chamada do Prouni
Ele gostou muito da escola nova, a nossa expectativa é muito boa. O Pedro estava muito ansioso para começar o ano letivo, principalmente, por causa da fazendinha com animais que eles têm no colégio conta a mãe.
O Colégio Franciscano SantAnna também retomou as atividades escolares na segunda. De acordo com a diretora da instituição, irmã Valderesa Moro, a data em fevereiro foi escolhida para que os alunos possam ter um recesso de 10 dias no inverno. Ela também explica que, para os alunos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terminar o conteúdo até outubro é essencial, e um começo cedo no ano ajuda a organizar a programação das aulas.
No Colégio Marista Santa Maria, a segunda-feira foi marcada por atividades de recepção aos alunos. Além da acolhida organizada pelos professores, houve também um momento de integração entre os novos estudantes e a escola. Nesta terça-feira de manhã e à tarde, o intervalo dos alunos deve ser marcado pela música de Kariel Nunes e Pedro Monte.
Trânsito conturbado
Durante o recesso escolar, é notável a diferença no tráfego de carros na cidade. Com a volta às aulas, o trânsito fica mais intenso, e a imprudência mais evidente. Um exemplo é a grande quantidade de filas duplas em frente às escolas, o que gera engarrafamento.
No Colégio Coração de Maria, a solução encontrada foi um estacionamento dentro da escola. Além disso, a rua que dá acesso à instituição é larga e de mão única, o que ajuda na fluidez do trânsito. A diretora do colégio, irmã Maria Zeni do Nascimento, explica que lotações e carros podem entrar pelos fundos (na Rua Bento Gonçalves) na hora de deixar as crianças.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, explica que, desde seguda-feira, está ocorrendo uma operação de volta às aulas com ajuda do Departamento Municipal de Trânsito (DMT). A fiscalização está atenta a infrações como estacionamento em fila dupla e em lugares proibidos.
Passini também conta que os funcionários estarão em sistema de rodízio: a cada dia, em uma escola diferente, exceto nas ruas de mais movimento, como na Presidente Vargas, em frente ao Colégio Nossa Senhora de Fátima. No Centro, conhecido pelos engarrafamento no"