AMCENTRO parabeniza seus associados

Diário

AMCENTRO parabeniza seus associados
Nesta edição da homenagem de aniversário que a Associação dos Municípios da Região Centro do Estado (AMCENTRO) realiza trimestralmente aos seus integrantes, as felicitações são para as cidades de Júlio de Castilhos, 131 anos, Jaguari, 102 anos, Nova Palma, 62 anos, e Dona Francisca, 57 anos. A entidade é formada pela união de 33 municípios, cada um com as suas diferentes peculiaridades, mas direcionados ao desenvolvimento regional.

Hoje, a associação é presidida pelo prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego, e atua na representação política e institucional dos seus associados, na orientação de prefeitos, além de defender bandeiras que visam garantir direitos e melhorias para a região, o seu crescimento e o fortalecimento. Parabéns e votos de prosperidade a todos.

JÚLIO DE CASTILHOS – 131 ANOSO município chegou aos 131 anos em 14 de julho. Para comemorar a data, foi realizada uma contagem regressiva na noite de sexta-feira, 1º de julho de 2022, no Centro Cultural Álvaro Pinto, comandada pelo prefeito Bernardo Quatrin Dalla Corte dando abertura ao mês de comemorações. No dia 14, as festividades foram marcadas pela apresentação das Soberanas e Rainha da Melhor Idade do município. O evento também contou com a participação do Grupo Vocal Vozes da Terra, show com Luiz Henrique, participação gaiteiro Junior Velasques e a dupla João Henrique e Vinícius.

O município é terra natal do ex-governador gaúcho Júlio Prates de Castilhos, o qual empresta o seu nome à cidade, fundada em 1891. Atualmente, tem uma economia impulsionada pela produção de soja, leite, milho, trigo e criação de gado. A agricultura movimenta, inclusive, uma das maiores cooperativas da região, a Cotrijuc, que também presta auxílio e capacitação aos produtores, gerando emprego e renda na região. O turismo local são as antigas fazendas, a Praça João Alvarenga, o Museu Vila Rica, entre outros. A Rua Coberta, no centro, é um atrativo e serve de palco para eventos. No interior, o destaque fica com o Jardim das Esculturas, onde o acesso é sinalizado com obras ao longo do caminho.

Foto: Praça da cidade Júlio de Castilhos que completou 131 anos recentemente.

NOVA PALMA – 62 ANOSO dia 29 de julho marcou os 62 anos de um dos municípios que traz algumas das mais belas paisagens da Quarta Colônia, Nova Palma. A programação de aniversário do munícipio começou dias antes com a 4ª edição do Encontro de Corais de Nova Palma, na Igreja Matriz, com a participação dos grupos do Recanto Maestro, de Faxinal do Soturno, de São Pedro do Sul, da UFSM e de Nova Palma. Além disso, ocorreram outras programações para homenagem da cidade até a chegada do dia 29 de julho. Nova Palma é um local que conta com atrativos naturais como cascatas, grutas, cavernas e o Rio Soturno. Desde sua fundação, a religiosidade ligada à Igreja Católica sempre foi fator marcante e uma característica que se reafirma até hoje. É em frente à praça Padre João Zanella, que fica a Igreja Matriz Santíssima Trindade, também atrativo pelo seu estilo renascentista. Nova Palma também guarda um precioso acervo de documentos históricos sobre a chegada dos imigrantes italianos na região no Centro de Pesquisas Genealógicas. Fundado em 1984, o local abriga um riquíssimo banco de dados sobre a genealogia de mais de 50 mil famílias que participaram da colonização. Há ainda a Rota das Esculturas, conjunto de 12 obras esculpidas pelo artista Rogério Bertoldo e expostas pelo caminho até o Jardim das Esculturas.

Foto: Trevo da cidade de Nova Palma, na Quarta Colônia.

DONA FRANCISCA – 57 ANOSNa data de 17 de julho, o município de Dona Francisca chegou aos seus 57 anos. A cidade, carinhosamente apelidada de Dona Chica, guarda traços das culturas alemã e italiana trazidas pelos colonizadores, além de se destacar pelas belezas naturais, como o Rio Jacuí e o Morro.

Santo Antônio. A 40ª Semana de Dona Francisca, iniciou no dia 9 de julho e se estendeu até a data do aniversário. Os destaques da programação foram a terça-feira, 12, quando aconteceu a “Noite da Cultura” com apresentação das etnias com música e dança no Ginásio Cinquentenário. E, também a sexta-feira, 15, quando iniciou a Feira Agroindustrial, Produtos Coloniais Artesanatos e Gastronomia no Parque Histórico, com atrações que se estenderam até o domingo.

Com cerca de três mil habitantes, tem como destaque construções características feitas por imigrantes alemães e italianos, e, ainda, a Furna do Morcego, a Cascata da Família Segatto, o Parque Histórico Obaldino Benjamin Tessele, o qual acolhe o Monumento à Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município. A economia é basicamente voltada ao cultivo de soja e arroz. Essa segunda cultura, inclusive, já rendeu à Dona Chica o título de Capital Nacional da Produtividade de Arroz. A emancipação ocorreu em 1965.

Foto: Município de Dona Francisca completa 57 anos.

JAGUARI 102 ANOSA “Terra das Belezas Naturais”, como Jaguari é conhecida, chegou aos seus 102 anos de existência. Com grande importância nos cenários econômico, turístico, cultural e de eventos da região, o município de aproximadamente 11 mil habitantes completou mais um ano de fundação em 16 de agosto. Em homenagem ao município ocorreu dos dias 5 a 7 de agosto a “12ª Cavalgada Municipal em Homenagem a Emancipação Político-Administrativa do Município de Jaguari”. A localidade do Chapadão, no interior, é conhecida por concentrar grande número de produtores artesanais. Dentre os eventos que ocorrem no município, o destaque é o consagrado carnaval de rua, que ganhou notoriedade e hoje se destaca como “O maior e melhor carnaval da região”, atraindo muitos turistas de várias cidades todos os anos. O evento foi destaque em várias pesquisas, onde Jaguari foi citada como umas das 19 menores e melhores cidades para o Carnaval de Rua do Brasil, ocupando a 15ª posição, sendo destaque por sua estrutura de camarotes, praça de alimentação, iluminação, decoração e muita animação. Há ainda a Feira Comercial, Industrial e Agropecuária (Feicoagro), realizada a cada dois anos no Clube de Caça e Pesca de Jaguari (Capejar) e visa valorizar os setores produtivos locais.

Foto: Entrada da Cidade de Jaguari.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acidente com morte faz parte de simulação da Semana Nacional do Trânsito Anterior

Acidente com morte faz parte de simulação da Semana Nacional do Trânsito

Berçário Sant’Anna celebra 10 anos Próximo

Berçário Sant’Anna celebra 10 anos

Geral