Você andaria em um carro com os pneus carecas? Teria coragem de pisar no acelerador em um veículo com essas condições? Imagine, então, precisar de socorro médico urgente e ser carregado por uma ambulância que não está com tudo em dia. Os veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão em condições preocupantes, tanto para passageiros como para os funcionários. E não é a primeira vez. Só no Diário, o problema dos pneus já foi mostrado pelo menos duas vezes, uma em março e outra em outubro do ano passado.
- Sei de pelo menos três ambulâncias, que os pneus estão assim: carecas, lisos. As necessidades de manutenção já foram informadas, mas há mais de um mês a situação está assim - reclamou uma pessoa ligada ao serviço e que pediu para não ser identificada.
Outros relatos colhidos pelo Diário denunciam situações de risco real envolvendo quem trabalha no Samu e quem precisa do atendimento. Há cerca de duas semanas, durante uma ocorrência de socorro, no Centro, a ambulância aquaplanou e foi obrigada a parar.
- Sabe quando as pessoas reclamam que o Samu demora muito? Pode ser por causa disso! Tem pneu que não pode passar por cima de um espinho que já dá um estrago grande - reclama outra pessoa ouvida pela reportagem.
E os pneus em uso não são o único problema: os estepes também estão bastante deteriorados. Em um deles, aparecem os fios de arame do equipamento tamanho o desgaste.
Diante dos problemas, os veículos trafegam em velocidade mais baixa do que poderiam, para evitar acidentes que coloquem em ainda mais risco a vida de quem precisa do socorro e de quem presta o atendimento.
- Já vi situações em que não deu pra colocar toda velocidade que dava. Já imaginou se a própria ambulância chega a capotar ou algo assim? Isso daí é um perigo - critica uma terceira pessoa ouvida pelo Diário.
Todas as ambulâncias já teriam
sido autorizadas a trocar os pneus
A reportagem entrou em contato com a irmã Ubaldina Souza e Silva, presidente da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), que administra as ambulâncias. Ela não quis falar sobre o assunto, mas afirmou que, recentemente, todas as ambulâncias do Samu em Santa Maria foram autorizadas a fazer as trocas dos pneus.
De acordo com a assessoria de comunicação da Sefas, as ambulâncias vão para manutenção por escalas, já que não é possível paralisar todas de uma só vez. Ainda conforme a assessoria de imprensa, que disse desconhecer o problema, a solução será breve, mas não foi dada uma data para o conserto das viaturas.