kiss

‘Alô boate Kiss’: banda faz show pirotécnico e ironiza tragédia que deixou 242 mortos

Denzel Valiente

Um vídeo em que o vocalista de uma banda grita de forma irônica”Alô boate Kiss” enquanto outra pessoa dispara uma pistola de faíscas apontada para o alto vem repercutindo nas redes sociais. O fato aconteceu durante um aniversário realizado no último sábado (4) e foi registrado em mais de 10 vídeos publicados nas redes sociais.

A fala que soa em tom de deboche foi feita pelo vocalista da Banda Forró DubaiÍcaro Trindade durante o parabéns de um aniversário triplo realizado em um restaurante de alto padrão na cidade de Boa Vista, Roraima. Nas imagens é possível ver os três aniversariantes – a digital influencer Julia Aguiar, o empresário Ruan Lima e a publicitária Claudyanne Minotto –, no palco junto com a banda. É nesse momento que Ruan segura uma pistola de faíscas apontada para o céu e o vocalista diz ‘Alô boate Kiss’ em referência à tragédia que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos. Naquele momento nenhuma das pessoas que estavam sobre o palco se pronunciou. O vídeo foi compartilhado mais de 10 vezes na conta do Instagram da própria influencer Julia Aguiar.

Também nas redes sociais, usuários começaram a compartilhar o vídeo e criticarem tanto a postura da banda quanto dos aniversariantes. “Eu disse que foi ridículo e há quem defenda. Perderam a noção de tudo mesmo. Empatia é importante“, disse um usuário. Outro afirmou “como que um cara chamado Ícaro da Banda Dubai, lá de Roraima consegue fazer piada sobre a Kiss?? Não dá para acreditar que ele zombou disso“. “A banda Dubai realmente passou dos limites ao brincar com uma tragédia enorme como a da boate Kiss, aonde várias vidas foram perdidas“, disse outro.

Ao longo do domingo (5) e desta segunda-feira (6) o vídeo seguiu sendo compartilhado e foi notícia em diversos portais. Políticos também se manifestaram contra o ocorrido. “Cantor Ícaro Trindade, da “Banda Dubai”, ironizou o incêndio na boate Kiss em um de seus show com fogos de artifício. Simplesmente repugnante, de uma falta de noção e de sensibilidade com as vítimas e familiares. Que vergonha! Meu total repúdio a esse cidadão“, publicou o deputado estadual Pompeo de Mattos no Twitter. 

O que disseram os envolvidos

Com a repercussão negativa, o cantor e o dono da banda resolveram se pronunciar. Para a reportagem, Ítalo Figueira, proprietário da Forró Dubai, afirmou que parte do vídeo divulgado foi cortada e que a banda tem o hábito de realizar apresentações pirotécnicas em ambientes abertos.

– Esse vídeo está cortado, está só na parte que ele fala fogo, acho que isso. Mas logo em seguida, após os parabéns, ele fala ‘é dessa maneira que deve se usar os fogos, é nesse tipo de ambiente’. Cortaram o vídeo e colocaram só na parte que ele falou boate Kiss, que até pegou mal, o pessoal levou na brincadeira, todo mundo riu na hora, mas depois ele falou ‘dessa maneira que deve soltar os fogos’. Eu quero pedir aqui desculpas, também em nome dele, e em nome da banda. Eu eu sei que não foi de maldade que ele disse, não foi de em tom de deboche. Nós sempre trabalhamos com fogos, com esse tipo de de apresentação nas casas e nunca tivemos problema com nada – respondeu.

Conforme o g1, o vocalista Ícaro Trindade também teria divulgado uma nota em que afirmou ter debochado da Kiss “no calor do momento”. O Diário não encontrou a publicação nos perfis do cantor.

“Fica aqui o meu reconhecimento pelo erro que EU cometi! De forma alguma a intenção foi essa, mas saiu no calor do momento! Declaro também que a banda em si não tem culpa do erro que EU cometi. Meus sinceros pedidos de desculpas a todos”.

Já uma das aniversariantes, a digital influencer Julia Aguiar também se manifestou em story no Instagram.

“Meus amigos que gravaram o vídeo não tiveram culpa porque eles estavam gravando o parabéns. Então, infelizmente foi o comentário que o cantor soltou. Para uns, passou despercebido, para outros, não. Mas, como falei, ficou muito mais nítido nos vídeos. Eu repostei todos os stories. Não acompanhei todos os áudios e quando acordei tinha muita gente falando, criticando, com razão, porque foi muito horrível o que ele falou”, falou.

Diário entrou em contato com a publicitária Claudyanne Minotto que emitiu uma nota por meio da assessoria em que afirma nao ter “prestado atenção” no que foi dito no momento.

“Manifesto minha repulsa pelo comentário durante a minha festa de aniversário, que aconteceu na última sexta-feira (3), em relação ao infeliz comentário do vocalista da banda que se apresentou no dia da festa. Aquele era para ser o momento mais feliz do meu dia, ao lado de pessoas que amo tanto. Naquele instante eu não prestei atenção no que foi dito, mas com a repercussão no dia seguinte percebi o que realmente tinha acontecido. A tragédia da Boate Kiss me emociona muito até hoje, entendo e respeito às vítimas e a dor de suas famílias, assim como eu nunca faria nenhuma brincadeira de mal gosto com isso. A partir de hoje vou estar mais atenta a expressões e atitudes dessa natureza, eu não tolero esse tipo de episódio, até porque não condiz com os valores que eu sigo”, diz a nota.

O outro aniversariante, o empresário Ruan Lima não se manifestou publicamente. A reportagem entrou em contato com os aniversariantes, com o empresário da banda Forró Dubai e com o vocalista Ícaro Trindade e, até o momento, não obtivemos retorno de Ruan Lima, Ícaro Trindade e Julia Aguiar.

Tragédia da Kiss

O incêndio aconteceu em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. Em uma das músicas, Luciano, que era rodie (um ajudante da banda), acendeu um fogo de artifício e o entregou a Marcelo, que era o vocalista da Banda Gurizada Fandangueira. As faíscas do artefato deram início às chamas que causaram a maior tragédia da história gaúcha. 242 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas.







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dia Nacional dos Povos Indígenas: como um universitário indígena se enxerga dentro da UFSM? Anterior

Dia Nacional dos Povos Indígenas: como um universitário indígena se enxerga dentro da UFSM?

Próximo

Coisas que poderiam ser compradas com R$13 mil: “caloteira da Farmácia” vira meme nas redes sociais; entenda

Geral