Além das unidades de saúde, vacinação contra a pólio ocorre também em três bairros de Santa Maria

Redação do Diário

Além das unidades de saúde, vacinação contra a pólio ocorre também em três bairros de Santa Maria

Gabriel Haesbaert

Moradores dos bairros Lorenzi, Pinheiro Machado e Passo D’Areia terão a oportunidade de colocar em dia a vacina dos filhos durante iniciativas isoladas que ocorrem nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30). Equipes da Secretaria de Saúde vão disponibilizar as doses contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos completos. Mesmo assim, a vacina segue sendo ofertada em unidades de saúde de Santa Maria.

As ações fazem parte do incentivo às gotinhas que protegem da paralisia infantil, doença erradicada há 30 anos, mas que está na eminência do retorno por causa da baixa cobertura vacinal. Em Santa Maria, ainda não se alcançou nem 40% da população imunizada.

O grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos, sendo que as crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. Aquelas que têm de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Veja os os dias, horários e locais das ações:

Quinta-feira (29), das 14h às 16h30min:

Associação Rosas de Março (localidade de Portelinha, no Bairro Lorenzi)Salão Comunitário do Loteamento Cipriano da Rocha (Bairro Pinheiro Machado)

Sexta-feira (30), das 14h às 16h30min

Campo do Paissandú, no Bairro Passo D’Areia

Leia também

Confira a agenda de vacinação para a última semana de setembro em Santa MariaGreve dos servidores da saúde da EBSERH completa seis diasEm novo endereço, ambulatório Transcender dá início aos atendimentos na Policlínica de Saúde Mental

Transmissão e sequelas

A paralisia infantil, também chamada de poliomielite, é uma doença contagiosa, causada por vírus, que acomete os músculos e articulações. A doença causa paralisia permanente das pernas e atrofia muscular e não tem tratamento específico, por isso, são tratados os sintomas. A transmissão pode ocorrer por meio de gotículas ao tossir, espirrar ou falar, assim como na ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas infectadas. A criança infectada poderá ter sequelas permanentes.

*Com informações da Prefeitura de Santa Maria

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é preso pela Polícia Rodoviária Federal após perseguição na BR-290 em São Gabriel Anterior

Homem é preso pela Polícia Rodoviária Federal após perseguição na BR-290 em São Gabriel

Congresso traz o Superior Tribunal Militar a Santa Maria Próximo

Congresso traz o Superior Tribunal Militar a Santa Maria

Geral