Advogado tomará providências após ser chamado de “toupeira” por desembargador

Redação do Diário

Advogado tomará providências após ser chamado de “toupeira” por desembargador
Foto: Nathália Schneider

Foi com bom humor, mas sem isentar a responsabilidade do desembargador Manuel José Martinez Lucas, que durante o julgamento dos recursos do Caso Kiss pedidos pelas defesas dos réus, na tarde da última quarta-feira (03), que o advogado Pedro Barcellos comentou o fato de ter sido referido como “aquela toupeira”.

– Na quarta, logo após me informarem o que ele teria falado e que teria sido captado, a presidente da OAB-SM já entrou em contato  comigo e com o presidente (Leonardo) Lamachia. E, até então, eu não estava sabendo porque lá, no momento, não deu para prestar atenção. No início até achei engraçado. Não tenho contato nenhum com o desembargador,  não tenho problema com ele. A princípio, vamos tomar providências administrativas, criminais e civeis. Não sabemos ainda que ordem vamos nos manifestar. E a OAB vai também trabalhar a partir de pedido de desculpas, de retratação. Começamos a conversar sobre as medidas cabíveis em relação a essa fala desleal dele. Se ele (Martinez Lucas) tinha esse pensamento, deveria manter para ele, ainda mais numa ocasião como aquela. Eu também tenho opiniões sobre diversas pessoas e mantenho para mim  – comenta o advogado, que é assistente de acusação.

A manifestação de Martinez Lucas foi transmitida ao vivo pelo Youtube do TJ-RS e gerou repercussão em todo o país.

– Passo a palavra ao advogado… o assistente de acusação… doutor Pedro… ah, é aquela toupeira – disse o desembargador, sem perceber que o microfone seguia ligado.

Leia mais sobre o Caso Kiss:

Júri do Caso Kiss é anulado e quatro réus voltarão a julgamentoConfira o que disseram os advogados dos réus e representantes da acusação após decisão de anulação do júri do Caso KissMãe de familiar da Kiss se revolta com resultado da audiência; confira o vídeoRéus do Caso Kiss são soltos em São Vicente do SulEm áudio vazado durante julgamento do Caso Kiss, desembargador chama o assistente de acusação de “aquela topeira”, assista o vídeoPrincipais jornais e sites do país repercutem a decisão que anulou o júri do Caso KissRéus da Kiss, Mauro e Kiko, são liberados em Canoas no final da noite desta quarta-feiraMPRS encaminha petição ao ministro do STF Luiz Fux sobre anulação do júri da KissEspecialistas repercutem a nulidade do júri da Kiss e explicam os próximos passos no processoNem dolo, nem culpa, nem absolvição“Não posso, não quero e não devo falar”, declara juiz que presidiu júri da Kiss

OAB reage

Em nota, a Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (OAB-RS) repudiou a manifestação. De acordo com a publicação, a fala de Martinez Lucas excedeu “o limite da urbanidade que deve permear o ambiente da sessão de julgamento, bem como a relação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público”.

O que diz

Conforme o Tribunal de Justiça do Estado, o episódio se trata de uma situação secundária ao julgamento, sem relevância para o seu resultado, e que, portanto, não cabe a manifestação do TJ-RS. Consultado, o gabinete do desembargador Martinez Lucas informou que ele não irá se pronunciar sobre o caso.

Leandra Cruber e Pâmela Rubin Matge

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Não posso, não quero e não devo falar”, declara juiz que presidiu júri da Kiss Anterior

“Não posso, não quero e não devo falar”, declara juiz que presidiu júri da Kiss

Empréstimo consignado pode chegar a 40% da remuneração de servidores Próximo

Empréstimo consignado pode chegar a 40% da remuneração de servidores

Geral