Mais um acidente de trânsito envolvendo um motociclista chamou a atenção de quem passou pelo cruzamento entre as avenidas Presidente Vargas e Borges de Medeiros, na manhã desta sexta-feira. Embora a primeira impressão tenha sido de susto por parte de motoristas e pedestres, o incidente não passou de uma simulação que envolveu esforços da Secretaria de Mobilidade Urbana, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Polícia Civil, da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana e demais órgãos, como parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito que vai até o dia 25 deste mês.
Conforme a coordenadora do Programa Vida no Trânsito em Santa Maria, Lucimar Garcia de Sá, a atividade se soma as ações que já são realizadas pelo programa ao longo dos meses:
– As iniciativas se intensificam nesta semana, em função do movimento nacional, e as vias escolhidas para realizar as simulações são determinadas através de um diagnóstico da sinistralidade.
Leia também
Trio é identificado após furtar R$25 mil em equipamentos de prédios na UFSMA cada dia, três motoristas são flagrados dirigindo sem habilitação em Santa Maria
Quanto aos objetivos da campanha, Lucimar conta que estão entre eles a conscientização no trânsito e a preservação da vida. Desta forma, a equipe quer chamar a atenção da população, sejam condutores, pedestres e passageiros, e alertar quanto ao respeito a sinalização.
– Esta semana foi bastante intensa, produtiva e compensatória. Vale muito a pena sempre, foi muito positivo – avalia Lucimar.
O advogado Alcibíades Carvalho de Lima, 50 anos, considera válidas atitudes como esta e diz que ações educativas devem ser valorizadas. Quem também passou por pelo local do sinistro foi o funcionário público estadual Júlio Bittencout, 60, e num primeiro momento pensou que poderia ser um acidente ou um assalto. Ao saber que era uma simulação e que, neste caso, envolvia um motociclista, comentou que muitos deles cometem infrações de trânsito:
– Eles são importantes, mas fazem muito trajetos na contramão, cortam canteiro, principalmente os entregadores quando estão a trabalho – diz.
O delegado da Polícia Civil (PC), Gabriel Zanella, esteve presente no local e destacou que alguns acidentes de trânsito são de atribuição da PC.
– Os delitos mais graves ocorridos no trânsito ficam conosco como embriaguez ao volante, homicídio culposo na direção de veículo automotor, lesão corporal no trânsito e com fuga, omissão de socorro e etc. Essa ação de hoje é de extrema importância e desperta atenção. Nossa intenção, como agentes de educação e também de repressão, é consciencializar e evitar que vidas sejam ceifadas no trânsito – disse o delegado.
Programação
Sábado
9h às 11h30min – Escolinha Itinerante de Trânsito na EMEI João Franciscatto15h às 18h – Blitz educativa, Escolinha itinerante de Trânsito e mateada no Sest Senat, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Leia mais notícias