Pista de skate, CDM e Maratona: secretário destaca os feitos do esporte e lazer de Santa Maria em 2025

Pista de skate, CDM e Maratona: secretário destaca os feitos do esporte e lazer de Santa Maria em 2025

Foto: Vinicius Becker

Inauguração da pista de skate coberta no CDM foi um dos pontos destacados pelo secretário de Esportes e Lazer do município, Gilvan Ribeiro

Os últimos dias do ano podem servir para boas reflexões sobre o que foi feito no período. Neste sentido, o secretário de Esportes e Lazer de Santa Maria, Gilvan Ribeiro, avaliou a atuação da pasta em 2025.

Em entrevista ao programa Papo D Esporte, da Rádio CDN, ele destacou três grandes marcas da gestão no ano: a entrega da pista pública e coberta de skate no Centro Desportivo Municipal (CDM), o avanço decisivo na regularização do complexo por meio do PPCI e a consolidação da Maratona de Santa Maria no calendário nacional.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Pista de skate

Sobre a pista de skate, Gilvan afirmou que a obra atende uma reivindicação histórica e representa um legado permanente para a cidade. Segundo ele, trata-se da primeira pista pública e coberta do Rio Grande do Sul, pensada para oferecer segurança e qualidade aos praticantes.

— É uma conquista perene. A pista é do skate. O ginásio Vinícius Rosado, antes conhecido como ginásio B, foi rebatizado e isso não vai mudar. Nós estamos falando de um espaço que vai permanecer por décadas, que atende crianças, jovens, adultos e a velha guarda do skate de Santa Maria, aqueles que começaram lá na década de 90 e que, por falta de um local adequado, muitas vezes tinham abandonado a prática. Hoje essas pessoas voltaram, porque existe um espaço seguro e de qualidade — afirmou.

O secretário relembrou que a decisão de construir uma pista coberta gerou desconfiança no início, mas destacou que o uso constante do equipamento confirma o acerto da escolha.

— Quando nós conquistamos o recurso, cerca de três anos atrás, a decisão de fazer uma pista coberta gerou dúvidas, incertezas e até desconfiança. Tudo que é novo traz esse sentimento. Mas eu apostei junto com a minha equipe, com a Secretaria de Urbanismo e Projetos, com o vereador Givago Ribeiro e com o ex-vereador delegado Getúlio. Hoje eu vou ao CDM à noite, vejo a pista sempre cheia, sempre movimentada, e isso me dá a certeza de que a decisão foi correta e de que o projeto deu certo — disse.

Gilvan também destacou que a entrega da pista não encerra a responsabilidade do poder público e enfatizou a importância da manutenção e da participação da comunidade usuária.

— Não é só inaugurar o equipamento. A gestão pública precisa se preocupar com a manutenção, com a continuidade, com a limpeza. Se quebra uma rampa, tem que arrumar. Isso envolve custo, servidores, energia e, principalmente, parceria com quem usa o espaço. Eu faço questão de elogiar a Associação Santa-mariense de Skate, o Thiago Lima, a Maiara, o Jackson e tantos outros que estão lá diariamente, incentivando novas pessoas a praticar e colaborando para cuidar da pista — afirmou.

Para 2026, o secretário confirmou a realização de uma etapa da Liga Gaúcha de Skate em Santa Maria e revelou que existem tratativas para trazer uma competição nacional.

— Nós teremos, com certeza, pelo menos uma etapa da Liga Gaúcha de Skate aqui em Santa Maria, como já ocorreu em 2025. A expectativa é que seja a maior etapa do circuito, pela qualidade da nossa pista. Em relação a uma etapa nacional, isso ainda está em negociação. A Confederação reconheceu que a pista tem nível técnico para receber um evento nacional, agora precisamos ajustar recursos, logística e datas para que isso se concretize — explicou.


PPCI do CDM

O segundo destaque apontado por Gilvan foi o avanço do PPCI do Centro Desportivo Municipal, uma pendência que se arrastava há anos. Segundo ele, a regularização está na fase final, após a última vistoria do Corpo de Bombeiros.

— Nós estamos falando do maior complexo esportivo da região central do Estado, com quatro ginásios, que por muitos anos não teve plano de prevenção contra incêndio. Eu assumi esse compromisso com o ex-prefeito Jorge Pozzobom e com o atual prefeito Rodrigo Decimo, porque não adiantava aprovar projetos pela metade. Tivemos o respaldo para investir quase meio milhão de reais de recursos próprios do município e resolver isso de forma definitiva — afirmou.

Gilvan detalhou as melhorias estruturais realizadas no CDM a partir das exigências do PPCI.

— Hoje, em todos os espaços do complexo, há extintores, saídas de emergência adequadas, hidrantes, sistema de alarme e sinalização. As arquibancadas do ginásio principal foram readequadas, porque os degraus eram muito grandes e dificultavam o acesso de idosos e crianças. Tudo isso traz segurança, tranquilidade e profissionalismo para quem frequenta o CDM diariamente — disse.

Com a regularização, o secretário destacou que o espaço passa a estar apto a receber grandes eventos esportivos e também atividades de outros segmentos.

— Com o PPCI aprovado, o Centro Desportivo Municipal fica plenamente apto para receber grandes eventos, inclusive feiras tradicionais da cidade. É uma estrutura pública que passa a ter segurança jurídica e técnica para ser utilizada de forma mais ampla, sempre priorizando o esporte, mas sem excluir eventos de interesse público — afirmou.


Maratona

O terceiro ponto destacado foi a Maratona de Santa Maria, que Gilvan definiu como “a maratona da consolidação”. Em 2025, o evento reuniu cerca de 3,5 mil participantes e apresentou crescimento contínuo desde a primeira edição.

— Em 2023, a maratona nasceu com cerca de 1.500 participantes. Em 2024, já tivemos 3 mil e, em 2025, chegamos a 3.500. Isso mostra uma evolução muito clara. Mas o mais importante é que a maratona não se esgota no dia do evento. Ela gera reflexos durante o ano inteiro, movimenta a economia, incentiva a prática esportiva e muda a rotina de muitas pessoas — avaliou.

Segundo o secretário, a adoção do controle antidopagem reforçou a credibilidade da prova em nível nacional.

— Quando nós implantamos o sistema antidopagem, mostramos que Santa Maria tem capacidade técnica de realizar um evento de nível nacional e internacional. Isso reforça a credibilidade da maratona. Quem vem correr aqui sabe que é um evento sério, homologado, com regras claras, e isso é fundamental para a consolidação da prova no calendário brasileiro — afirmou.

Ao final, Gilvan ressaltou que, embora não seja uma conquista direta da secretaria, o retorno do Inter-SM à elite do futebol gaúcho teve impacto relevante para o município.

— O Inter-SM voltando à Série A do Gauchão impacta a cidade inteira. Isso movimenta a economia, o turismo e algo que é subjetivo, mas muito importante, que é a autoestima da população. Mesmo não sendo uma ação direta da Secretaria de Esporte, é uma conquista do esporte de Santa Maria como um todo — concluiu.


Confira a entrevista completa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pista de skate, CDM e Maratona: secretário destaca os feitos do esporte e lazer de Santa Maria em 2025 Anterior

Pista de skate, CDM e Maratona: secretário destaca os feitos do esporte e lazer de Santa Maria em 2025

Após semana de folga, Inter-SM retoma treinamentos nesta segunda-feira; reunião é adiada devido a luto por atleta Próximo

Após semana de folga, Inter-SM retoma treinamentos nesta segunda-feira; reunião é adiada devido a luto por atleta

Esportes