Será lançado nesta sexta-feira, em São Pedro do Sul, o projeto pioneiro no país que prevê a erradicação do câncer do colo do útero nas mulheres do município e da região. Batizado de Estampa, o programa internacional será apresentado à comunidade às 14h, na Casa de Cultura.

Temporal provoca transferência da Expojuc 2017 para dezembro
A adesão ao programa de saúde foi assinada em junho pelo prefeito Victor Doeler (PP), durante o Fórum de Conscientização da Mulher na Luta Contra o Câncer, que ocorreu na Assembleia Legislativa. A deputada Liziane Bayer (PSB), que intermediou o projeto junto ao médico ginecologista Paulo Naud, responsável pela implementação do programa piloto que seguirá os moldes do que foi aplicado no Principado de Mônaco.
A deputada estará prestigiando a solenidade que, segundo ela, "alçará sua cidade natal ao pioneirismo no país na erradicação dessa patologia". A doença é o segundo câncer mais comum entre a população feminina, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Jaguari forma profissionais especializados em cuidados com idosos
O evento tem realização da prefeitura, em parceria com o Instituto de Prevenção do Câncer do Colo do Útero e apoio dos gabinetes parlamentares de Liziane Bayer e dos deputados federais José Stédile e Heitor Schuch, todos do PSB. Conta ainda com o apoio institucional da OMS e do Instituto Nacional do Câncer.