VÍDEO: fumaça das queimadas na Amazônia chega ao RS e altera cor do céu em Santa Maria

VÍDEO: fumaça das queimadas na Amazônia chega ao RS e altera cor do céu em Santa Maria

Foto: Projeto Bate-Papo Astronômico (Reprodução)

Vídeo mostra pôr do sol coberto por fumaça em Santa Maria na tarde da última quinta.

​Um vídeo registrado pelo projeto Bate-Papo Astronômico na última quinta-feira (15) mostra o pôr do sol de Santa Maria encoberto por fumaça. Segundo Fabricio Colvero, diretor-executivo do projeto, a aparência é resultado do avanço da fumaça das queimadas registradas no sul da Amazônia, que chegou ao território gaúcho devido a uma mudança nas correntes de vento.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Durante o vídeo registrado pelas câmeras instaladas no Santa Maria Tecnoparque, é possível observar a coloração acinzentada do céu, e o sol adquirindo tons vermelhos ao se aproximar do horizonte. Colvero explica que isso ocorre porque a fumaça causa uma espécie de filtro para as frequências mais altas do espectro visível, deixando passar apenas as frequências mais baixas, próximas ao vermelho.

Veja o vídeo:


Também é possível visualizar o conjunto de manchas solares AR-3784, que atualmente está com um diâmetro aproximado de 7 planetas Terra. Normalmente, as manchas solares não são visíveis a olho nu, porém, a combinação destes filtros na atmosfera e o grande diâmetro das manchas proporcionaram o visual diferente do entardecer santa-mariense.

– As manchas solares são regiões mais frias e menos densas na fotosfera da nossa estrela, porém, são regiões com um campo magnético "mais aberto", propensas a produzirem grandes ejeções de massa coronal (explosões solares). O Sol possui ciclos de 11 anos, com atividades máximas e mínimas. No momento, estamos próximos da máxima solar, portanto, é natural e esperado que encontramos muitas manchas solares — explica Colvero.


Bate-Papo Astronômico

O observatório espacial Bate-Papo Astronômico é um projeto social voltado para as áreas de astronomia e meteorologia. O projeto, que conta com apoio de diversas instituições, inclusive a Agência Espacial Brasileira, tem diversas estações de coleta de dados, como uma estação de monitoramento de meteoros, vinculada à Rede Bramon.

Conheça o projeto por meio do site e Instagram.

Relembre outros casos curiosos registrados em Santa Maria


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vitória Parise

POR

Vitória Parise

vitoria.parise@diariosm.com.br

Final de semana deve ser de tempo firme e temperaturas elevadas na região; máxima pode chegar a 31°C na segunda Anterior

Final de semana deve ser de tempo firme e temperaturas elevadas na região; máxima pode chegar a 31°C na segunda

Feirão do Sine oferta quase 10 mil vagas de emprego para jovens no RS nesta sexta e outras 5 notícias Próximo

Feirão do Sine oferta quase 10 mil vagas de emprego para jovens no RS nesta sexta e outras 5 notícias

Geral