Serviço de oftalmologia atende animais de estimação e silvestres em consultas e cirurgias na UFSM; saiba como buscar atendimento

Serviço de oftalmologia atende animais de estimação e silvestres em consultas e cirurgias na UFSM; saiba como buscar atendimento

Foto: Beto Albert

Seu animal de estimação lacrimeja, tem sensibilidade com a luz solar ou até bate em móveis com frequência? Pode ser que ele esteja precisando de um atendimento especializado. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possui um projeto focado para isso chamado Setor de Oftalmologia e Microcirurgia Veterinária. Nele, estudantes de graduação, mestrandos e professores realizam atendimentos desde a consulta com exames até uma possível cirurgia. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O cachorro Oliver, de 7 anos, teve de ser encaminhado até a UFSM para atendimento por conta de uma úlcera na córnea, conforme explica o mestrando Fabiano da Silva Flores, um dos profissionais que atendeu o pet. Ele relata que a raça do animal, um Shihtzu, tem esse tipo de problema com frequência:

– Fizemos o atendimento do Oliver, constatamos uma úlcera na córnea e foi realizada a cirurgia. Normalmente, cães da raça do Oliver possuem esse tipo de problema. Ele retorna para acompanhamento e em breve para a retirada dos pontos. Assim é nossa rotina com outros atendimentos também.

Foto: Beto Albert

A tutora do Oliver, Luciane Graeff Machado, pedagoga de 51 anos, conta que o primeiro contato foi com o Hospital Veterinário Universitário (HVU). A partir deles, descobriu que existia a possibilidade de o Oliver ter um atendimento mais especializado. Foram feitos dois pontos por conta da cirurgia no olho esquerdo de Oliver:

– O primeiro sinal que percebemos no Oliver foi por ele lacrimejar com frequência. Também notamos muita sensibilidade por conta da luz, por conta do sol. Foi a partir disso que buscamos investigar. Tentamos contato com o HVU e nos explicaram que podíamos tentar a consulta especializada. Oliver foi bem atendido. Fez a consulta e logo depois marcamos a cirurgia.

Foto: Beto Albert

O projeto surgiu a partir de uma necessidade e demanda do HVU em 2019. Antes disso, o professor Luís Felipe Dutra Corrêa já realizava algumas atividades parecidas e, por isso, decidiu com o corpo docente a elaboração do programa. Ele explica que na maioria das vezes o atendimento é de urgência:

– Normalmente, a procura surge a partir de uma urgência do animal, quando este não está mais enxergando ou o tutor percebe sinais de irritação. Nossa ideia é de que o atendimento seja acessível, visto que nosso principal intuito é atender a comunidade. 

Foto: Beto Albert

Os atendidos com mais frequência são animais de estimação, cães e gatos. Um estudo realizado pelo projeto mapeou que de 21 de fevereiro de 2019 até 15 de dezembro de 2022 foram 765 pacientes, sendo 710 cães e 55 da espécie felina. Além dos pets também são atendidos animais silvestres. Recentemente um gambá e uma coruja fêmeas foram atendidas pelos profissionais. Assim que tratadas, uma licença é feita pela instituição e encaminhada ao Estado para poderem retornar a natureza.

Como conseguir atendimento

Um dos principais fundamentos do projeto é de que o atendimento seja acessível. A consulta custa em média R$ 150, conforme a necessidade dos tutores, o valor pode variar. A verba é destinada à manutenção dos serviços e equipamentos. Os agendamentos dos atendimentos podem ser realizados por WhatsApp. O projeto é de responsabilidade do professor Dr. Luis Felipe Dutra Corrêa.

  • Quando - consultas nas terças pela manhã e quintas pela tarde. Em caso de urgência o atendimento é combinado com os profissionais
  • Onde - prédio 98A da UFSM (próximo ao HVU). 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: meteoro ilumina o céu de Santa Maria Anterior

VÍDEO: meteoro ilumina o céu de Santa Maria

Onde e quando serão construídas as próximas terceiras faixas na RSC-287 e outras 5 notícias Próximo

Onde e quando serão construídas as próximas terceiras faixas na RSC-287 e outras 5 notícias

Geral