Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Tupanciretã
O município de Tupanciretã foi escolhido para receber o primeiro Residencial 60+ do Rio Grande do Sul. A iniciativa do governo do Estado prevê a construção de 47 unidades em um condomínio fechado e vai beneficiar pessoas idosas de baixa renda. O anúncio do projeto será realizado nesta segunda-feira (29) pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) na área onde será erguido o condomínio.
Em entrevista à Rádio CDN 93.5 FM, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária do RS, Carlos Gomes, afirmou que as unidades habitacionais começarão a ser construídas neste ano, com previsão de entrega para os primeiros meses de 2025.
– É fato que os brasileiros estão vivendo mais, em especial os gaúchos, que têm uma das maiores expectativas de vida. O envelhecimento no Rio Grande do Sul é o maior do país, seguido por Minas Gerais. Portanto, é necessário um olhar atento para esse grupo da população que tanto já fez e ainda faz pelo nosso Estado e agora precisa de políticas públicas para que tenham qualidade de vida – explica o secretário.
O condomínio
De acordo com o secretário, as moradias serão adaptadas para pessoas idosas, porém são destinadas àquelas que possuem autonomia e não inspiram cuidados de terceiros. Além das casas, o espaço do condomínio contará com salão de convivência, academia e local para atendimentos em saúde.
Apesar de ser o primeiro projeto de habitação voltado a idosos no Rio Grande do Sul, a iniciativa já existe em outros Estados como Paraná, também na Região Sul do país, e Paraíba, no Nordeste. Tupanciretã foi escolhido a partir do interesse manifestado pelo próprio município em disponibilizar a área para a construção das casas.
Investimento
Conforme a secretaria, os investimentos para a execução do projeto são realizados em parceria entre o Estado e a cidade. A obra em Tupanciretã terá um custo de cerca de R$ 2,2 milhões, sendo 70% custeado pelo governo estadual e 30% pelo município. Inicialmente, está prevista a construção de 12 unidades, mas o projeto completo prevê 47 casas.
Critérios de seleção
A escolha dos moradores contemplados com os novos lares também será uma atribuição do município. Entre os critérios para a seleção, os idosos deverão estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e se enquadrar nas faixas de renda para programas sociais de habitação.
– Não será uma residência em nome desses moradores, mas sim administrada pela prefeitura por meio de alguém que será o governante deste condomínio – afirma o secretário.
Anúncio do projeto
- O quê: anúncio do Residencial 60+
- Quando: segunda-feira (29), às 17h
- Onde: Rua Oscar Jardim, bairro Coronel Marcial G. Terra
Também nesta segunda-feira, às 18h, a Sehab vai formalizar o convênio de regularização fundiária no Núcleo Urbano Informal (NUI) Quadro do Frigorífico, que beneficiará mais de 400 famílias de Tupanciretã.
Em caso de chuva, os eventos serão realizados na Emef cívico-militar Cel. Marcial Gonçalves Terra, localizada na Avenida Padre Roque Gonzáles
Leia também