Foto: Defesa Civil de Nova Esperança do Sul
As fortes chuvas que chegaram ao Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta-feira (15) provocaram danos em cidades da região. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o município de Nova Esperança do Sul reportou destelhamento de casas e queda de árvores em vias de acesso ao interior. Um galpão ficou completamente destruído.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Mata também foi afetado, conforme o órgão. O alto volume de chuva teria causado a elevação de um pequeno córrego que passa pela área central da cidade, causando o alagamento de três ruas situadas nos pontos mais baixos da área.
A Defesa Civil informou que os dois municípios estão sendo monitorados e, assim que a situação normalizar, serão feitos os levantamentos de prejuízos.
Santa Maria
Segundo o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, até o momento, não houve nenhuma ocorrência reportada em função da chuva. De acordo com a BaroClima Meteorologia, até as 10h50min desta manhã foi registrada uma média de 29,7 mm de chuva na cidade.
Previsão para o fim de semana
As chuvas fortes desta sexta-feira (16) ocorreram após uma onda de calor que fez disparar as temperaturas durante os dias anteriores. Na quinta-feira, o desconforto térmico chegou aos 45°C em Santa Maria. Com a mudança do cenário, a BaroClima alerta que o último fim de semana do verão, que se encerra na próxima terça-feira (19), será marcado por chuva e queda de temperatura na região central do Estado.
O cenário de instabilidade deve se estender pelos próximos 7 dias, até quinta-feira da semana que vem, dia 21 de março. Serão dias marcados por pancadas intensas de chuva, principalmente pela manhã e aos finais de tarde, com acumulados que podem passar dos 100mm.
Alerta Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso sobre tempestades em toda a região do Rio Grande do Sul para esta sexta-feira. O alerta laranja é válido até as 18h, indicando perigo em áreas do centro, sudoeste, noroeste, sudeste e região metropolitana de Porto Alegre.
As chuvas devem ser intensas e podem atingir até 60 mm por hora ou 100 mm ao longo do dia, com possibilidade de ventos fortes de até 100 km/h e granizo. O Inmet alerta ainda para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e até alagamentos.
A orientação para a população é de evitar o uso de aparelhos eletrônicos durante as tempestades e não buscar abrigo debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, os veículos não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.
Saiba como pedir ajuda
Ciosp
153
Defesa Civil
(55) 3174-1552 (ramal 2)
(55) 99110-7940 (WhatsApp)
Bombeiros
193
Chuva Observada em Santa Maria até as 10h50min de sexta-feira (15)
- Perpétuo Socorro 54mm
- João Goulart 38mm
- Lorenzi 28mm
- Boca do Monte 28mm
- Patronato 28mm
- Tecnoparque 24mm
- Camobi - Novo Horizonte 22mm
- Camobi INMET 16mm