Após dias de calor intenso, último fim de semana do verão será marcado por chuva e queda de temperatura na Região Central

Após dias de calor intenso, último fim de semana do verão será marcado por chuva e queda de temperatura na Região Central

Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)

Após dias ensolarados e de calor intenso, com desconforto térmico que ultrapassou os 45ºC nesta quinta-feira (14) em Santa Maria, o cenário deve mudar a partir de sexta-feira (15). Conforme alerta da BaroClima Meteorologia, o último fim de semana do verão, que se encerra na próxima terça-feira (19), será marcado por chuva e queda de temperatura na região central do Estado.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, a sexta-feira deve começar com céu entre nuvens e existe a possibilidade de pancadas de chuva ainda pela manhã. Já pela tarde, essa condição aumenta, com a presença de descargas elétricas. 


O cenário de instabilidade deve se estender pelos próximos 7 dias, até quinta-feira da semana que vem, dia 21 de março. Serão dias marcados por pancadas intensas de chuva, principalmente pela manhã e aos finais de tarde, com acumulados que podem passar dos 100mm. 


– Os dias com as maiores condições de chuva expressiva serão sábado, terça e quarta-feira. Já na sexta-feira (22), uma massa de ar frio entra e cessa a instabilidade – afirma Verardo.


O calor também deve amenizar nos próximos dias, com queda de aproximadamente 10ºC nas temperaturas máximas. Confira: 


Sexta-feira (15): mínima de 23ºC - máxima de 29ºC
Sábado (16): mínima 23ºC - máxima de 30ºC
Domingo (17): mínima de 23ºC - máxima de 26ºC
Segunda (18): mínima de 22ºC - máxima de 26ºC 


Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Desde 2011, o dia 16 de março é considerado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data serve como um momento de estabelecer diálogos, promover iniciativas que estimulem a responsabilidade ambiental, difundir conhecimentos e inspirar mudanças de atitudes que contribuam para a redução dos impactos ambientais decorrentes da mudança climática.


Segundo Verardo, momentos de reflexão como esse são necessários, pois os cenários meteorológicos extremos estão cada vez mais frequentes:


– É possível perceber, pelos últimos três anos, que estamos vivendo cenários de extremos. Estamos saindo de um El Niño forte com enchente e vamos para uma situação de La Niña com possibilidade de estiagem no fim deste ano.


Ainda conforme o meteorologista, as ondas de calor estão cada vez mais presentes. Ele reforça que situações assim serão mais comuns.


– Esse será o "novo normal" que vamos enfrentar daqui para frente, mas não podemos naturalizar essa situação. Os fenômenos meteorológicos estarão cada vez mais intensos – alerta.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Desconforto térmico chega aos 45°C nesta quinta-feira em Santa Maria Anterior

Desconforto térmico chega aos 45°C nesta quinta-feira em Santa Maria

Leandro Boldrini, condenado a 31 anos pela morte do filho Bernardo, é classificado para residência médica no Husm Próximo

Leandro Boldrini, condenado a 31 anos pela morte do filho Bernardo, é classificado para residência médica no Husm

Geral