Abastecimento de água sobe para 70% em Santa Maria nesta segunda; ainda não há prazo para restabelecimento total

Abastecimento de água sobe para 70% em Santa Maria nesta segunda; ainda não há prazo para restabelecimento total

Foto: Corsan (Divulgação)

Três retroescavadeiras, uma escavadeira e um caminhão também foram deslocados para realizar o concerto da tubulação.

A falta de águia e incerteza sobre a normalização do abastecimento têm preocupando os santa-marienses nos últimos dias. Na manhã desta segunda-feira (6), 23 técnicos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) trabalham com foco no conserto das três tubulações rompidas na barragem Saturnino de Brito na última terça-feira (30). O local estava sem acesso até a noite de domingo (5). Em entrevista à Rádio CDN, o diretor de Relações Institucionais da Corsan, João Batista Corim, afirmou que, quando o conserto for finalizado, será possível restabelecer o abastecimento em toda a cidade. Ainda não há previsão para a conclusão do serviço. No momento, o abastecimento chega a 70% no município.

Enquanto o serviço não é retomado por completo, a Corsan segue realizando manobras operacionais na rede para que todos os bairros recebam água alternadamente, em formato de “rodízio”. Nesta segunda, as regiões Centro-Sul e Centro-Leste serão abastecidas.

O abastecimento total só será possível graças ao sistema de captação emergencial no Rio Ibicuí, com a instalação de bombas que trabalham submersas para bombear a água do rio até a estação de tratamento, sem depender da tubulação que foi rompida.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Coloração na água 

Em alguns locais, a água pode estar com a coloração alterada. Segundo a Corsan, isso ocorre pelo ressecamento das redes com a interrupção do abastecimento. A mudança é causada pelo desprendimento de partículas das paredes das tubulações. Equipes trabalham para expelir das canalizações para que a coloração da água volte ao normal.  

Caminhões-pipas

Para auxiliar no abastecimento da cidade, a Corsan mantém 11 caminhões-pipas atendendo prioritariamente hospitais, clínicas, condomínios e comércio. Na sexta (3), a companhia começou também a atender as comunidades que não têm reservatório, distribuindo água diretamente aos moradores. 

No domingo, o caminhão distribuiu água nos bairros Lorenzi, Renascença e Urlândia. 

Nesta segunda, o abastecimento deve normalizar em grande parte da Região Norte, Bairro Salgado Filho, e também priorizar as regiões do Centro para o Leste e Sul, o que inclui Camobi, Lorenzi e Passo das Tropas. 

Como solicitar abastecimento

Para solicitar o abastecimento por caminhão-pipa, os consimidores devem utilizar os canais digitais da Corsan: 

  • app Corsan, disponível na Apple Store ou Google Play
  • através do site, na Unidade de Atendimento Virtual
  • ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644

Uso responsável

A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. 

Falta de comunicação

O prédio da Superintendência Central, que fica em Santa Maria, e a unidade de atendimento na cidade, assim como os colaboradores desses locais, estão sem internet nos prédios e nos celulares. A Corsan solicita que se faça contato via telefone nesses locais. 

As unidades de atendimento presencial da Corsan seguem fechadas na Região Central. Os atendimentos previstos para esses últimos dias serão reagendados. 

A Corsan está permanentemente disponível pelos seus canais digitais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

*com informações da Corsan

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aeroporto Salgado Filho tem voos suspensos por tempo indeterminado e pode ficar fechados até o fim do mês Anterior

Aeroporto Salgado Filho tem voos suspensos por tempo indeterminado e pode ficar fechados até o fim do mês

Salas de aula de escola de Agudo ficam submersas com a enchente Próximo

Salas de aula de escola de Agudo ficam submersas com a enchente

Geral