Corsan estima restabelecer 80% do abastecimento de água até o fim do dia em Santa Maria

Corsan estima restabelecer 80% do abastecimento de água até o fim do dia em Santa Maria

Foto: Divulgação/Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que a estimativa é que até o final desta sexta-feira (3) o abastecimento de água em Santa Maria passe de 50% para 80%. Os outros 20% ainda dependem das três redes que se romperam na terça-feira (30) devido às fortes chuvas. A equipe da Corsan já conseguiu localizar o ponto dos rompimentos, mas o local não tem acesso terrestre no momento para que seja feito o conserto. 

Conforme o superintendente Regional da Corsan, João Batista Corin, está em andamento uma operação emergencial para a instalação de novas bombas que trabalham submersas na captação de água do Rio Ibicuí que poderão ampliar a captação de água e o fornecimento à população. O trabalho depende de condições climáticas e hidrológicas favoráveis. 

O sistema de rodízio, para garantir o abastecimento em diferentes pontos do município, mesmo que por um curto período de tempo, segue sendo realizado. Todo o sistema da cidade é integrado e dividido em sete macrorregiões, assim é possível realizar manobras para transferir água de um bairro para outro. Nesta sexta, estão sendo abastecidas de água as regiões Centro Sul, parte do Centro-Leste e Oeste.

Alerta para rompimento de barragem

Na noite de quinta-feira (2), a Corsan emitiu uma declaração de emergência para a barragem Saturnino de Brito, entre Santa Maria e São Martinho da Serra, que está com a possibilidade de galgamento, isto é, quando o nível do reservatório ultrapassa o limite da borda que sustenta o local. A orientação foi para que a população do entorno, cerca de 139 famílias das localidades de Passo dos Macacos e Canabarro, evacuassem o local. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

As famílias estão sendo retiradas do local com apoio da prefeitura de Santa Maria. Na localidade de Passo dos Macacos, em São Martinho da Serra, 30 famílias foram resgatadas por equipes da Defesa Civil e Brigada Militar. A evacuação foi intensificada na noite da última quinta (2). 

Conforme o superintendente, a dificuldade de realização de uma inspeção técnica da barragem, tanto de forma presencial quanto aérea, foi o que motivou a emissão do alerta. No entanto, assim que for possível fazer essa inspeção a declaração pode ser revertida. No que diz respeito às demais barragens que abastecem Santa Maria e região, como a do DNOS, elas seguem sendo monitoradas e, até o momento, não correm risco de rompimento.

Novos caminhões-pipa

Na madrugada desta sexta-feira, mais três caminhões-pipa chegaram a Santa Maria para levar água aos bairros que ficaram mais tempo desabastecidos. Conforme a Corsan, um quarto caminhão está a caminho. Inicialmente, os veículos irão encher os reservatórios de condomínios e comércio. Outros oito caminhões-pipa já estavam na cidade, abastecendo principalmente hospitais, clínicas e o Centro Desportivo Municipal (CDM), onde estão alojadas as pessoas que estão desabrigadas. 

A Corsan orienta que as pessoas sigam fazendo o uso consciente da água, sem desperdício, pois ainda não há previsão de normalizar o abastecimento em toda a cidade. 

Notícia falsa sobre tratamento da água

A Companhia alerta a comunidade sobre a circulação de informação falsa em grupos de WhatsApp de que a Corsan não está conseguindo tratar a água fornecida à população e, por isso, não deveria ser consumida. "A Corsan esclarece que as equipes técnicas seguem realizando todos os procedimentos de tratamento da água, com segurança e qualidade, mesmo com as situações de cheias e alagamentos, garantindo o índice de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde", afirma. O pedido é de que a comunidade evite compartilhar informações sem verificar a veracidade, pois isso dificulta o entendimento sobre o que está acontecendo de fato e as providências que estão sendo tomadas.

Contato

As condições do fornecimento de água em cada município pode ser acompanhada no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento. Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudante de Geografia da UFSM mapeia pontos de doações para atingidos pela chuva Anterior

Estudante de Geografia da UFSM mapeia pontos de doações para atingidos pela chuva

Governo federal decide adiar prova do Concurso Nacional Unificado em todo o país Próximo

Governo federal decide adiar prova do Concurso Nacional Unificado em todo o país

Geral