Governo federal decide adiar prova do Concurso Nacional Unificado em todo o país

O governo federal decidiu cancelar a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que seria aplicada neste domingo (5), em todo o país. A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) e deixaram pelo menos 37 pessoas mortas até agora. A nova data ainda não foi divulgada.

Na noite de quinta (2), o governo divulgou que a data do concurso seria mantida para este domingo, porém, optou por evitar prejuízos aos 80.348 mil candidatos que fariam as provas em 10 cidades do Estado. Deste número, mais de 9 mil indicaram Santa Maria para realizar o exame, também chamado de "Enem dos Concursos".

A ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, fizeram o anúncio oficial do adiamento nesta sexta-feira (03).
– A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos. A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova – destacou a ministra.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Leia também





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corsan estima restabelecer 80% do abastecimento de água até o fim do dia em Santa Maria Anterior

Corsan estima restabelecer 80% do abastecimento de água até o fim do dia em Santa Maria

Após rompimento de comporta, Porto Alegre estuda fechar entradas e saídas Próximo

Após rompimento de comporta, Porto Alegre estuda fechar entradas e saídas

Geral