Corsan emite declaração de emergência para barragem Saturnino de Brito, entre Santa Maria e São Martinho da Serra

Corsan emite declaração de emergência para barragem Saturnino de Brito, entre Santa Maria e São Martinho da Serra

Foto: Google Maps

A Barragem Saturnino é no ponto vermelho. Em azul é a barragem Val de Serra. Água desce pelo rio até a Saturnino, onde tem 3 adutoras que captam água e trazem até a Estação de tratamento da Corsan na Vila Vitória.

A Corsan emitiu, no início da noite desta quinta-feira (2), novas declarações de emergência para duas barragens gaúchas, entre elas uma de Santa Maria.

AO VIVO: confira a situação da chuva e os estragos causados em Santa Maria e região


Na Região Central, o alerta é para a barragem Saturnino de Brito, entre Santa Maria e São Martinho da Serra que está com a possibilidade de galgamento, isto é, quando o nível do reservatório ultrapassa o limite da borda que sustenta o local. Por isso, a companhia orienta que a população do entorno, correspondente a 139 famílias das localidades de Passo dos Macacos e Canabarro, evacuem o local. 


De acordo com pronunciamento do governador Eduardo Leite na quarta-feira (1º), barragens que são incapazes de reduzir grandes vazões estão em alertas, e a Defesa Civil de cada município já foi notificada. Uma delas é de Santa Maria, a DNOS. As demais são em Quevedos, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Toropi e Mata. Outras também foram mapeadas.

Na Serra Gaúcha

Em Bento Gonçalves, a Corsan divulgou que foi constatada a erosão da margem direita da Barragem Arroio Barracão. Nesta região, ocorre a remoção de 50 famílias de Balneário São Bento, estrada Barracão, Vilarejo de Integração Anjos Unidos e localidade de São Pedro.


Na manhã desta quinta, a Companhia emitiu a mesma declaração para a barragem São Miguel, localizada junto ao Arroio Burati, também em Bento Gonçalves, por conta de uma movimentação da encosta ao lado da barragem, onde existe o risco que a água do reservatório ultrapasse o limite.


Monitoramento de outras barragens

Em função das fortes chuvas, a Corsan intensificou o monitoramento e alerta nas 35 maiores barragens da Companhia. A empresa afirma que o sistema será atualizado, de hora em hora, 24 horas por dia, com fotografias e vídeos realizados por drones.


Atualizações sobre abastecimento de água no Estado 

Boletim emitido pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia às 19h desta quinta-feira (2), aponta o desabastecimento total ou parcial em 58 municípios gaúchos, impactando 533 mil imóveis.


As regiões mais afetadas são a Nordeste, Central e Sinos. O avanço das chuvas atinge também cidades das regiões Metropolitana e Missões.


Na região central do Estado, houve nova redução no número de residências desabastecidas, segundo  o último boletim. São 149 mil imóveis - 6 mil a menos que o último boletim da tarde, de 13 municípios. São eles: Agudo, Arroio do Tigre, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Candelária, Lagoa Bonita do Sul, Restinga Seca, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Silveira Martins, Sobradinho e Venâncio Aires.


*Com informações da Corsan.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Itaara decreta Estado de Calamidade Pública nesta quinta-feira Anterior

Itaara decreta Estado de Calamidade Pública nesta quinta-feira

Rio Grande do Sul registra 29 mortes em decorrência das enchentes Próximo

Rio Grande do Sul registra 29 mortes em decorrência das enchentes

Geral