Com risco de rompimento de barragem, 30 famílias são evacuadas em São Martinho da Serra

Com risco de rompimento de barragem, 30 famílias são evacuadas em São Martinho da Serra

Foto: Silvio Fogaça (Defesa Civil)

Para sair do local, foi necessário carregar alguns dos moradores com o auxílio de cobertas e taquaras, criando um esécie de "rede".

Os trabalhos de resgate de pessoas atingidas pela forte chuva seguem na Região Central. Na localidade de Passo dos Macacos, em São Martinho da Serra, 30 famílias foram resgatadas por equipes da Defesa Civil e Brigada Militar. A evacuação foi intensificada na noite da última quinta (2) após o alerta de emergência emitido pela Corsan para o risco de rompimento da barragem Saturnino de Brito, localizada próxima ao local. Conforme Silvio Fogaça, um dos envolvidos na missão, alguns moradores precisaram ser carregados no ombro por cerca de 2 km dentro da mata.

— Tiramos pessoas por dentro dos matos, pessoas idosas, acamadas, com mais de 100 anos, deficientes visuais, foram erguidos no ombro um por um, por uma distância de uns 2 km para chegar no ônibus e ambulância que esperava por eles — explica Silvio, um dos agentes da Defesa Civil.

A equipe, composta por 30 pessoas, evacuou por completo a localidade de Passo dos Macacos. Foi necessário o auxílio de um trator, ônibus e micro-ônibus para chegar até o local transportar os moradores. A maioria dos resgatados foi levada para a casa de familiares que estão em segurança. Já os que não tem para onde ir, foram encaminhados para um hotel em Santa Maria, com todas as despesas pagas pela Corsan.

O rompimento da barragem também traz riscos para a comunidade de Canabarro, que está sendo resgatada. No total, 139 famílias vivem nessas duas localidades, situadas próximas à captação de água do Rio Ibicuí. 

— Conversamos com eles e, graças a Deus, entenderam. Porque é difícil para eles deixarem as suas casas sem saber se vão poder voltar ou não. Mas vai dar tudo certo, isso vai passar, eles vão conseguir voltar. Precisamos primeiro preservar as vidas, depois a gente resolve a situação das moradias — ressalta Silvio.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Em São Martinho da Serra, os acumulados alcançaram a marca dos 800 milímetros na quinta-feira (2). Os trabalhos de resgate e auxílio aos moradores seguem nesta sexta (3), através de equipes movidas pela solidariedade e, principalmente, esperança de dias melhores:

— Nós estamos trabalhando incansavelmente, dia e noite, 24 horas por dia e, graças a Deus, está dando certo — finaliza Silvio.

Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ponte que liga Santa Maria e distrito de Arroio Grande começa a ser restaurada; confira a previsão de término da obra Anterior

Ponte que liga Santa Maria e distrito de Arroio Grande começa a ser restaurada; confira a previsão de término da obra

Prefeitura de Santa Maria anuncia Fundo da Defesa Civil para receber doações via Pix aos atingidos pelo temporal Próximo

Prefeitura de Santa Maria anuncia Fundo da Defesa Civil para receber doações via Pix aos atingidos pelo temporal

Geral