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​Rio Ibicuí sobe e sistema de captação de água precisa ser desligado em Santa Maria: DNOS segue fornecendo água

​Rio Ibicuí sobe e sistema de captação de água precisa ser desligado em Santa Maria: DNOS segue fornecendo água

Foto Diário

O nível do Rio Ibicuí, onde a Corsan capta a água bruta que abastece 70% de Santa Maria, subiu cerca de quatro metros na tarde desta quarta-feira (dia 1º de maio), alagando o sistema de captação de água. Dessa forma, os motores param de funcionar, impossibilitando o bombeamento da água do rio para a estação de tratamento, o que afetará significativamente o abastecimento da cidade.

As novas bombas que chegaram na manhã desta quarta-feira para que se tenha mais bombeamento de água para a estação de tratamento não puderam ser instaladas também devido a elevação do nível do rio. Por enquanto, a Corsan está conseguindo captar água apenas da Barragem DNOS, responsável por 30% do abastecimento de Santa Maria.

Devido à baixa captação, a Corsan segue realizando manobras na rede para que todos os bairros sejam abastecidos de forma alternada até que seja possível normalizar todo o sistema. Também foi aumentada a vazão da Barragem do DNOS, para que mais água chegue até a estação de tratamento e possa ser distribuída às residências.

Com a cheia, a captação também é comprometida pelo excesso de vegetação e resíduos que obstruem as tubulações, e o tratamento pode ser dificultado pela alta turbidez das águas. Também para essas situações a empresa está com equipes de prontidão.


Caminhões-pipa

Os oito caminhões-pipa que a Corsan está usando para garantir o abastecimento de água já abasteceu o Hospital Universitário de Santa Maria e o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, Casa de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital São Francisco, Hospital Regional, Pronto Atendimento do Patronato.

A Corsan orienta que as pessoas sigam fazendo o uso consciente da água, sem desperdício, pois ainda não há previsão de normalizar o abastecimento em toda a cidade.

As condições do fornecimento de água em cada município pode ser acompanhada no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento. Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

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