Um dos parques mais importantes de Santa Maria está passando por reformulações em 2024. Além da construção do Jardim de Caná, em 2023, e do Altar de São José, inaugurado recentemente, o Parque da Medianeira deve contar com uma livraria. Conforme o pároco e reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira, Cristiano Quatrin, as obras do novo prédio estão em andamento desde o início de março. Neste momento, três empresas trabalham na estrutura de fundação da obra, em uma área com mais de mil metros quadrados.
– Estamos dando passos. Mas queremos que, até agosto, o esqueleto (do prédio) esteja preparado. E depois, veremos como vamos conseguir dar andamento para ir deixando cada espaço bem preparado para acolher a todos. Junto da livraria, teremos um espaço de acolhida dos devotos, romeiros e peregrinos que vêm ao Santuário e também a Santa Maria – afirma Quatrin.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Processo
O projeto arquitetônico da livraria foi aprovado no final de dezembro de 2023. Entretanto, Quatrin explica que a obra faz parte de um planejamento antigo:
– Desde 2022, quando chegamos em Santa Maria, criamos um Plano Diretor para todo o Parque da Medianeira. Começamos com a reforma dentro da Basílica, na Cripta. Depois, veio o Jardim de Caná. Estamos fazendo, agora, o Recanto de Nossa Senhora Aparecida. Inauguramos há pouco o Altar de São José. Dizemos que esta nova obra é algo maior, porque visa um melhor atendimento das pessoas. Hoje, temos a Secretaria, onde são encontrados livros, objetos religiosos, vinhos e outros itens, mas ali é muito pequeno. É um espaço que não atende mais a demanda que temos. Então, isso (a obra) vem para somar.
Sem elencar valores, o reitor do Santuário Basílica comenta que o investimento feito na obra é composto por recursos próprios e doações.
– Não temos ainda um orçamento fechado. São etapas, e conforme for indo, também iremos passar (os valores) para a nossa comunidade. Queremos que saibam de tudo que está sendo investido com muita transparência, coerência com o Evangelho e responsabilidade, enquanto gestores da Arquidiocese, porque tudo isso passou pelo Conselho Econômico da Arquidiocese e Conselho de Presbíteros – destaca, apontando que o projeto do novo espaço será divulgado em um momento oportuno.
Expectativa
Com a nova obra, a Arquidiocese de Santa Maria espera se aproximar cada vez mais da comunidade.
– Queremos que tenha tudo que um católico precisa para alimentar a sua espiritualidade e sua vida de fé. Nosso objetivo é ter uma bibliografia muito vasta. Além de livros, artigos religiosos e imagens, também queremos que seja um espaço nosso, e quando digo isso, falo como igreja. Claro que mesmo uma pessoa que não é católica vai poder vir e encontrar nesse espaço algo que lhe desperte curiosidade para, quem sabe, seguir Jesus também – conclui Quatrin.