
Foto: Letícia Almansa Klusener (Diário)
A disposição em ajudar o próximo, aliada à vontade de aprender, tem feito com que alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Maria ajudem no recomeço de famílias que perderam tudo após as fortes chuvas que atingiram a cidade.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Com apoio de líderes comunitários das áreas mais afetadas do município, que fazem a ponte entre a instituição e as pessoas que precisam, alunos e colaboradores realizam todos os reparos necessários para que eletrodomésticos como máquina de lavar, geladeira e freezer voltem a funcionar.
– A partir da coleta desses eletrodomésticos, realizamos a limpeza, desmontagem e troca de todas as peças estragadas. O principal componente afetado acaba sendo a placa eletrônica, que tem um custo relativamente elevado, mas o Senai cobre esse valor. Então, não tem nenhum custo para as pessoas – explica o gerente de Operações do Senai, Adriano Vinicius Wietzycoski.
Segundo o gerente, o objetivo é ampliar o projeto por meio da busca de parceiros, como fabricantes de peças que possam fornecer o material necessário para os consertos.
Oportunidade de aprender
Além de apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social neste momento de recomeço, a iniciativa proporciona aos alunos um espaço para desenvolver novas habilidades.
– A gente evolui dentro do curso e pode ajudar outras pessoas que talvez não teriam dinheiro para mandar para o conserto – afirma a jovem aprendiz do curso de Eletromecânica de Manutenção Raissa Martins da Silva, de 17 anos.

A ação reúne cerca de 70 alunos dos cursos de Eletromecânica de Manutenção, Operador de Processos Logísticos Industriais, Edificador Predial e Instrumentista Industrial.
– Trabalhamos com jovens que estão buscando desenvolver um início de educação profissional, e essa ação oportuniza uma aproximação da realidade que eles vão encontrar no mercado de trabalho, mas também inclui ideia de valores e de cidadania — explica o instrutor de Eletromecânica do Senai Ari Juliano Costa.
Precisa de ajuda?
Quem perdeu algum eletrodoméstico durante o período das fortes chuvas pode entrar em contato com o Senai pelo número (55) 9 9183-9531. O equipamento será avaliado pela instituição conforme a demanda.

Leia também