‘Você se sente pertencente à tragédia da Kiss?’, vigília marca os 10 anos do incêndio com homenagens as 242 vítimas

Leandra Cruber

‘Você se sente pertencente à tragédia da Kiss?’, vigília marca os 10 anos do incêndio com homenagens as 242 vítimas
Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Após a exibição do documentário “Boate Kiss, a tragédia de Santa Maria”, dezenas de pessoas se concentraram na Praça Saldanha Marinho e, em seguida, caminharam silenciosamente até a Rua dos Andradas. “Você se sente pertencente à tragédia da Kiss?” Essa foi a primeira frase colada na fachada da boate pelo psicólogo, sobrevivente da tragédia e presidente da AVTSM, Gabriel Rovadoschi Barros. A ação foi uma intervenção que fez parte da vigília.

A homenagem aos 242 jovens que perderam a vida no dia 27 de janeiro de 2013 também teve uma apresentação artística. Bailarinos entregaram rosas brancas e distribuíram abraços. Para Flávio Silva, pai de Andrielle, vítima da tragédia, e ex-presidente da associação, a dor foi compartilhada:

— Desde 2013, todo 27 de janeiro é difícil. Mas, a gente segue aqui. Não é de agora que ouvimos barbaridades e sabemos que isso vai demorar para mudar. Nas vigílias, sentimos que a nossa saudade também é sentida por outras pessoas. Não é um momento só de dor, é de olhar para o lado e não se sentir sozinho.

Durante a madrugada, outros sobreviventes como Kelen Ferreira e Delvani Rosso também estiveram presentes. Os abraços e os sorrisos tímidos estampados nos rostos mostram que, por mais dolorosas que sejam as lembranças e as marcas físicas do incêndio, a luta para que a tragédia não caia no esquecimento é coletiva.

A homenagem terminou pouco depois das 2h30 com o minuto de barulho, quando todos foram para frente da Kiss e, emocionados, bateram palmas.

Documentário ‘Boate Kiss, a tragédia de Santa Maria’ emociona sobreviventes e familiares durante exibição especial

Memória e saudade marcam programação com conversas em homenagem aos 10 anos da tragédia da Kiss

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ator rosariense interpreta um dos bombeiros na minissérie “Todo Dia a Mesma Noite”, sobre a tragédia da boate Kiss Anterior

Ator rosariense interpreta um dos bombeiros na minissérie “Todo Dia a Mesma Noite”, sobre a tragédia da boate Kiss

Janeiro Roxo: Santa Maria registra 13 casos de Hanseníase nos últimos oito anos; baixa procura por diagnóstico é preocupante Próximo

Janeiro Roxo: Santa Maria registra 13 casos de Hanseníase nos últimos oito anos; baixa procura por diagnóstico é preocupante

Geral