5ª edição do Grand Magal reúne comunidade senegalesa em Santa Maria

Gabriel Marques

5ª edição do Grand Magal reúne comunidade senegalesa em Santa Maria
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Mesmo longe de casa, a comunidade senegalesa continua cultivando suas tradições e divulgando para mais pessoas. Nesta quinta-feira, a 5ª edição do Grand Magal ocorreu no Centro De Referência De Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, e contou com público de cerca de 200 pessoas.

O evento é uma festividade religiosa da cidade de Touba, no Senegal, mas que também é realizada nos países que abrigam imigrantes senegaleses. Conforme Mohamed Fallou Fall, um dos participantes, que veio de Cachoeira do Sul, a população senegalesa é de religião islâmica:

– No Grand Magal nós lemos o Alcorão e as khassidas (poesias). É um dia de oração e agradecimento coletivo.

Leia também

ONG Mãos Unidas Pelo Cipriano atua há cinco anos na comunidadeCom maioria dos votos, lei que criou o piso da enfermagem é suspensa pelo STF

A festividade foi aberta ao público e um almoço foi servido. O cardápio foi elaborado pelos senegaleses, cerca de 10, e servido para todos os presentes. A refeição contou com arroz e carne de ovelha (comida típica senegalesa), churrasco, e saladas. O projeto Esperança/Cooesperança cedeu o espaço para a realização do evento.

– Somos parceiros deles, e nossos voluntários ajudaram a organizar o espaço. Nosso projeto tem esse objetivo de inclusão social, e os imigrantes fazem parte de um dos planos, assim como já fizemos integrações com indígenas – disse o coordenador José Carlos Peranconi.

Ligado a assistência para migrantes, o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (MIGRAIDH), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esteve presente. Giuliana Redin, coordenadora do grupo de pesquisa, explica como é o suporte oferecido:

– Damos apoio e atenção integral ao migrante refugiado. Prestamos ajudas psicológicas, na assessoria jurídica documental, e no sentido da integração com a população, seja por meio da inserção laboral ou de atividades culturais.

Origem

O Grand Magal é uma festa religiosa e cultural que simboliza a memória ao líder religioso do Mouridismo, Cheikh Ahmadou Bamba, que se exilou em um ato de resistência espiritual e política ao Império Francês, ainda no século 19. O dia de celebração é considerado o mais importante para a confraria islâmica do Mouridismo, vertente com bastante representação entre os senegaleses.

Leia mais notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Há 20 anos, polêmicas e violência se acumulam na “Praça do Brahma” Anterior

Há 20 anos, polêmicas e violência se acumulam na “Praça do Brahma”

Após morte de jovem, evento dos calouros na “Praça do Brahma”, órgãos de segurança comentam o caso Próximo

Após morte de jovem, evento dos calouros na “Praça do Brahma”, órgãos de segurança comentam o caso

Geral