aniversário

3ª Divisão de Exército completa hoje 110 anos em defesa do sul do país

Thays Ceretta

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
3ª Divisão de Exército com sede em Santa Maria e 20 mil militares, celebra aniversário hoje

Cidade ferroviária, cultura e também a Capital dos Blindados. Santa Maria, nasceu com o Exército Brasileiro, e o Exército no Coração do Rio Grande do Sul, cresceu acompanhando e apoiando progresso do município. Os 110 anos da 3ª Divisão de Exército (3ªDE), comemorados hoje, vão além da preparação para defender o Brasil em operações ou guerras. Representa mais de um século de lutas, histórias e conquistas. A cidade é um dos principais núcleos de organizações militares no país, e se transformou em um reconhecido Polo de Defesa Nacional.  

Batizada de Divisão Encouraçada, a 3ª DE éconstituída por cinco Grandes Unidades: a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e a Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército. A elas estão subordinados: o 1º Batalhão de Comunicações, a Base Administrativa de Santa Maria, o Campo de Instrução de Santa Maria e a Companhia de Comando da 3ª DE. A Divisão concentra o poder de combate da força terrestre brasileira, formado por tropas blindadas e mecanizadas. A 3ª DE é responsável por conduzir ações, ao longo de 1.500 quilômetros de fronteiras com a Argentina e o Uruguai, abrangendo uma área de responsabilidade que inclui 326 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, interagindo com uma população de quase 4 milhões de habitantes

HISTÓRIA
Por meio de 57 organizações militares subordinadas, situadas em 19 diferentes localidades, totalizando um efetivo aproximado de 20 mil homens e mulheres.

_Mais de um século de existência no "coração do rio Grande" significa que esta instituição é testemunha e protagonista da vida e da história da nossa querida Santa Maria. São muito poucas as instituições nacionais que tem mais de cem anos de existência. Portanto a 3ª DE tem um enorme legado junto a comunidade, pois são inúmeras as pessoas e gerações que fizeram parte da história da Divisão, bem como o Exército integrou a vida dos muitos que prestaram o serviço militar inicial ou fazendo carreira militar a partir da oportunidade proporcionada pelos vários quartéis existentes em Santa Maria_ reconhece o comandante da 3ªDE Mauro Sinott Lopes.

Obras no viaduto do Cerrito podem deixar o trânsito lento na BR-158

MAIOR APORTE DE BLINDADOS DO PAÍS
A missão de chefiar um efetivo de 20 mil homens e mulheres que abrange 326 dos 497 municípios gaúchos está sendo um novo desafio para o general de divisão Mauro Sinott Lopes, 58 anos. Ele está comandando a 3ª Divisão do Exército (3ª DE), em Santa Maria, desde o dia 13 de julho, unidade que coordena o maior aporte de blindados do país.

Pela terceira vez em Santa Maria, o oficial gaúcho traz com ele o crédito de ter contribuído para a cidade se tornar a Capital dos Blindados em plena revolução tecnológica e a experiência de liderar tropas no complexo da Maré (RJ), na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) e de coordenar o esforço contraterror na Olimpíada do Rio em 2016.  

_ A presença das organizações militares em Santa Maria implica em incremento para o mercado de trabalho, oportunidades de negócios para a economia local, distribuição de rendas e aquecimento da economia municipal. Esta é a Divisão Encouraçada! Grande Comando Operativo composto de combatentes capazes de cumprir as mais variadas missões com elevado grau de profissionalismo, comprometimento e destacado espírito de corpo_ avalia o comandante da 3ªDE Mauro Sinott Lopes.

O militar reformado Frederico Guido Bieri foi por cerca de seis meses chefe da 3ª sessão do setor. Ele lembra das atividades que administrava na época. 

_ A chefia da 3ª sessão engloba operações da divisão, quando há alguma manobra, é a terceira sessão que faz esse planejamento, organiza os desfiles, é responsável pelo cerimonial militar de qualquer solenidade militar, verifica se as brigada estão cumprindo os regulamentos_ contou Guido.

Ainda conforme o militar reformardo, Santa Maria é o mais importante polo de defesa militar do exército brasileiro, é a maior e mais poderosa divisão operacional do país.

" O exército pode ficar 100 anos sem combater, mas não pode ficar um mês sem se preparar, isso faz parte do dever militar. Não queremos que aconteça, mas temos que estar preparado para isso. Nós temos aqui o Centro de Instrução de Blindados, o Centro de Avaliação e Adestramento que só existe dois no Brasil, temos o Centro de Operações de Guerra (guerra de computadores), além de todas as organizações militares, isso mostra como a cidade é um polo de defesa".

Estudo aponta o perfil das escolas públicas do Estado

Efetivos da 3ª DE

  • Militares_ cerca de 20 mil
  • Viaturas Leves (operacionais e administrativas) _ cerca de 3 mil
  • Viaturas Blindadas e mecanizadas _ cerca de 900
  • A 3ª DE é um Grande Comando Operacional que enquadra as seis Grandes Unidades. Tem a missão básica de Defesa da Pátria. Forma e adestra os contingentes militares para o permanente estado de prontidão operacional. Também a garantia dos poderes constitucionais e da Lei e da Ordem, quando determinado pelo Presidente da República, na forma da lei. Outra missão relevante é o apoio á comunidade em situações de calamidade, emergências e apoio à Defesa Civil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Servidor aposentado da Rádio Universidade e tutor da mascote Gisele fala sobre lembranças de Santa Maria Anterior

Servidor aposentado da Rádio Universidade e tutor da mascote Gisele fala sobre lembranças de Santa Maria

FOTOS: Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas é o campeão da 16ª edição do Juvenart Próximo

FOTOS: Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas é o campeão da 16ª edição do Juvenart

Geral