Com o intuito de expor os trabalhos desenvolvidos durante o ano na Rede Municipal de Ensino a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação (Smed), promove a terceira edição do Espaço Educar e Empreender. O evento vai ocorrer de 19 a 21 de outubro, no Park Hotel Morotin, é aberto ao público e espera receber cerca de 12 mil pessoas durante toda a sua programação.
Durante a tarde desta terça-feira (18), a organização já estava no local para fazer a montagem das estruturas e dos estandes. Na frente do hotel foi instalado um espaço para receber apresentações artísticas dos estudantes e no interior foram colocados os chamados “Stand da Escola”. Cada uma das 80 instituições de ensino da rede vai receber uma banca para mostrar as suas construções pedagógicas.
O evento registrou 1300 inscrições de expositores e professores, além disso os transportes escolares estão programados para levar os alunos até a exposição. De acordo com a professora e integrante da comissão organizadora, Joele Baumart, essa edição estava programada para ocorrer em 2020, mas devido a pandemia teve que ser adiada.
– A nossa expectativa está muito grande. Durante esses dois anos a gente conseguiu organizar algumas ações de maneira online, mas agora esse retorno presencial mostra toda a força da nossa rede, estamos muito ansiosos. Já percebemos uma movimentação grande de muitas pessoas que já querem vir para ajudar na organização e na montagem dos estandes, pois entendem que essa reunião é formidável e muito importante para a educação do município – afirma.
O evento
A exposição surgiu, inicialmente, como uma Feira Municipal de Ciências, mas que com o tempo passou a agregar várias ações que eram feitas separadamente pela Smed. Em 2018 se estruturou como o Espaço Educar e Empreender e de acordo com Joele o objetivo é promover condições para que educadores, crianças e estudantes sejam protagonistas de um processo educacional que vá além da simples transmissão de conhecimentos.
– É muito importante pois faz com que os alunos se sintam reconhecidos. Além de proporcionar uma integração entre as escolas também proporciona um espaço de trocas e diálogo. O evento agrega muito para a nossa educação nesse sentido de discussão, de ampliar os conhecimentos e de conhecer os trabalhos que são feitos em outras escolas – explica a professora.
Na programação estão previstos o 7º Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino, a 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, a 3ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação e o 4º Seminário Municipal de Educação Socioambiental: Semeando O Futuro (Estudantes de 9º ano e EJA IV).
Fórum para Relações Étnico-Raciais
Estava previsto a realização do primeiro Fórum Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais que receberia como palestrante o cantor, ator e compositor MV Bill. No entanto, a Smed decidiu transferir a ação para novembro por ser o mês da Consciência Negra.
–Entendemos que ele se encaixa melhor com as outras atividades que já estão previstas para novembro e agora estamos articulando com o palestrante uma nova data. Mas estamos com outras ações muito bacanas para o espaço e convidamos todo mundo para vir aqui conhecer os trabalhos das nossas escolas – esclarece Joele.
Programação
19 de outubro– Das 8h ao meio-dia: abertura oficial– Das 13h30min às 20h30min: 7º Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino, apresentações de trabalhos
20 de outubro– Das 8h30min às 20h30min: 4º Seminário Municipal de Educação Socioambiental: Semeando O Futuro (Estudantes de 9º ano e EJA IV)– Das 8h30min às 20h30min: 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, apresentação de trabalhos– Das 8h30min às 20h30min: 3ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação da RME
Dia 21 de outubro– Das 8h30min às 11h30min: 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, apresentação de trabalhos– Das 8h às 17h: 3ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação da RME