Após o temporal da madrugada de quinta-feira (21), 1,3 mil moradores de Santa Maria ainda estão sem energia elétrica, segundo a RGE. Já são mais de 30 horas nessa situação. Pelo menos quatro pessoas, que residem na Região Leste, entraram em contato com a Rádio CDN para relatar o problema.
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O empresário Rogério Ilha Dias, 54 anos, do Bairro Camobi, conta que está sem luz desde as 2h de quinta-feira (21). Segundo ele, em contato com a concessionária, recebeu diversas previsões de restabelecimento do serviço – 4h, 9h30min, 14h, 21h, 4h30min – sendo que nenhuma foi cumprida até o momento. Conforme Dias, o último aviso indica que a energia deveria voltar às 11h desta sexta-feira (22). Posteriormente, o empresário informou que a energia elétrica retornou às 12h45min desta sexta-feira (22).
– Fiz inúmeros protocolos para a RGE, sem sucesso. Esse atendimento robótico da RGE não funciona. Nenhuma das previsões foi atendida. No nosso bairro são apenas três ruas que estão sem energia. O transformador da esquina de casa, tem aqueles bastões, que caíram, desarmou o disjuntor. Então, o que custa a RGE mandar uma viatura pequena para conectar de volta o disjuntor? Já estaria resolvido o problema. Graças a Deus, não é poste caído ou fio arrebentado, é só o disjuntor que desarmou, um caso simples que está causando transtorno – afirma Dias.
O empresário ainda diz que estão enfrentando prejuízos, principalmente, para refrigerar os alimentos.
– É uma falta de respeito com o consumidor. O governo ou as agências fiscalizadoras tinham que fazer alguma coisa. Entendemos que tem temporal, é uma causa natural, tudo bem, compreendemos. O que não entendemos é o descaso com o atendimento. Tem (diversas) situações, e no nosso caso, já poderia ter sido resolvido no instante que desarmou o disjuntor – lamenta o empresário.
No Rio Grande do Sul, até as 6h30min desta sexta-feira (22), 61 mil clientes da RGE estavam sem energia elétrica. Além destes, mais de 225 mil pontos atendidos pela CEEE Equatorial também não tinham retorno da luz.
Por meio de nota (confira a seguir), a RGE informou que as equipes seguem mobilizadas para atender os locais que ainda estão sem luz.
Nota da RGE
A RGE informa que o forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul afetou de forma intensa a área de concessão da empresa, com descargas atmosféricas e fortes ventos, impactando o fornecimento de energia em diversos municípios. Os danos na rede elétrica foram provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.
No pico do temporal, na manhã desta quinta-feira, 419 mil clientes ficaram sem energia elétrica. Com o trabalho das equipes da RGE já foi possível normalizar o fornecimento para 85,45% dos clientes e a empresa segue totalmente mobilizada para restabelecer os 61 mil clientes (dados de hoje, às 6h30h) que seguem sem energia, no menor prazo possível. No momento, os municípios mais afetados são Gravataí, Santo Ângelo, Cachoeirinha, São Gabriel, Santana do Livramento, Santa Maria e Canoas.
A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.