Quando questionada sobre as propostas para Santa Maria e Região Central, a candidata falou sobre educação, empreendedorismo e combate à criminalidade.
– A gente sabe que, infelizmente, a criminalidade está aumentando, e em Santa Maria não é diferente. A quantidade de homicídios, de tráfico de drogas e de entorpecentes usados pelos jovens, que é algo muito ruim. Por isso eu quero estar no Senado Federal, para fazer a diferença. (…) Santa Maria é uma cidade universitária, mas nós temos que resgatar os valores do civismo, do conhecimento que é repassado aos nossos estudantes, valorização do professor, além do empreendedorismo. Não há cidade, não há região próspera quando não se tem um empreendedor que investe, que dá emprego, que faz gerar a renda, que aquece a economia. Isso é uma balança muito pontual, onde nós temos emprego, temos economia aquecida, a criminalidade diminui – pontuou
Reforçando que, se eleita, trabalhará com foco na segurança pública, Comandante Nádia propôs mudanças na legislação penal:
– Primeira lei que temos de mudar é a de 1/6 da pena, o preso vai ter que cumprir a integralidade. Depois, terminar com a progressão de regime, porque em menos de cinco/seis anos, esse criminoso que tirou a vida de uma pessoa está sendo beneficiado com o semiaberto. O preso quando vai para o semiaberto diz que está trabalhando na rua, mas não há essa fiscalização. (…) Eu não quero criminoso andando na praça onde estão meus filhos.
Sobre pautas femininas, Nádia defendeu o fortalecimento das mulheres gaúchas a partir de ações afirmativas, como o esforço para que mulheres completem os estudos e se profissionalizem. Também reforçou que trabalhará pela expansão da Patrulha Maria da Penha.
– Eu criei a Patrulha Maria da Penha, que veio fazer a proteção das mulheres que são vítimas dentro de casa. Uma das pautas que temos que ter é expandir cada vez mais a Patrulha, que é formada por Policiais Militares capacitados para entender que a violência é multifacetada. É difícil se tirar uma mulher do ciclo de violência, uma vez que essa mulher tem uma dependência amorosa com seu agressor, essa mulher vitima tem filhos com o agressor, ela tem vergonha, medo e o principal, não tem independência financeira.
Já na participação feminina na política e também, em relação à educação, Comandante Nádia defendeu o fim das políticas de cotas.
– Eu acabaria com a cota, esses 30% para mulheres na política jamais vai fazer com que mulheres sejam eleitas. Eu sou contra cota, aliás a única cota que eu aceito é a cota por conta da deficiência financeira, que a pessoa não tem condição financeira para estar em ambientes diferencias como, por exemplo, a educação que é tão importante – ressaltou.
Entrevista completa ao CDN Entrevista, da CDN, em 30 de agosto de 2022.
Quem é Comandante Nádia
Essa é a primeira vez que Nádia Gerhard, 54 anos, disputa uma vaga ao Senado. Natural de Porto Alegre, já foi professora e é tenente-coronel da Brigada Militar. Pela segunda vez, foi reeleita vereadora da Capital em 2020.
Série de entrevistas
A CDN deu início na terça-feira, 23 de agosto a uma série de entrevistas com os nove candidatos ao Senado. Durante o programa CDN Entrevista, os postulantes para a única vaga são sabatinados sobre as propostas para Santa Maria e região e terão a oportunidade de se apresentar à comunidade. Os candidatos estão sendo convidados em ordem alfebética.
Leia mais:
“A discussão precisa começar pelos júros, por um projeto de lei no Senado anistiando os juros (dos estados)”, afirma Airto Ferronato, candidato ao Senado, em entrevista a CDN“Minha dedicação ao municipalismo me fez fazer emendas que aumentaram os recursos para a receita de Santa Maria e de toda a região”, afirma Ana Amélia Lemos, candidata ao Senado, em entrevista a CDN
Candidatos
Airto Ferronato (PSB) – terça, 23 de agosto, às 14h20minAna Amélia Lemos (PSD) – quinta, 25 de agosto, às 14h20minComandante Nádia (Progressistas) – terça, 30 de agosto, às 14h20minFabiana Sanguiné (PSTU) – terça, 6 de setembro, às 14h20minHamilton Mourão (Republicanos)Maristela Zanotto (PSC) – quinta, 1º de setembro, às 14h20minOlívio Dutra (PT)Paulo Roberto da Rosa (DC) – terça, 20 de setembro, às 14h20minRonaldo Teixeira (Avante)
Leia todas as notícias