“Quisera eu saber a resposta”, diz secretário da ANTP sobre situação do transporte coletivo no país

Bernardo Abbad

“Quisera eu saber a resposta”, diz secretário da ANTP sobre situação do transporte coletivo no país
Foto: Pedro Piegas (Diário/ Arquivo)

Em participação no programa F5 da Rádio CDN, durante visita à Santa Maria, nem o secretário executivo da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Alexandre Resende, conseguiu apontar uma solução para os problemas de mobilidade urbana de Santa Maria. Ele diz que a ANTP tem acompanhado todos os processos de licitação para transporte público que estão ocorrendo no país, mas ressalta que não são o único remédio para os problemas crônicos de mobilidade urbana. Alexandre falou sobre o caso de Santa Maria, cujo processo de licitação já se arrasta por mais de cinco décadas. Desde 1970, as mesmas seis empresas operam o transporte na cidade sem licitação. O debate é antigo e já passou por diversas gestões municipais, com 52 anos de espera.

Para Alexandre, esse processo deve ser constantemente atualizado, levando em consideração as mudanças e a realidade atual da cidade. Ele aponta que os poderes executivo e legislativo da cidade, juntamente com o empresariado local e os usuários de transporte coletivo devem pensar juntos em soluções. Segundo ele, a questão da mobilidade urbana é um dos quatro principais problemas do país, juntamente com questões de saúde, educação e segurança pública. Para Alexandre, se trata de uma equação complicada: os usuários querem tarifas pequenas e serviço de qualidade, mas os órgãos executivos municipais não conseguem trazer essa solução. O secretário também aponta para a possibilidade da situação se complicar ainda mais:– Nem todas as cidades do Brasil tem a possibilidade de ter uma empresa que foi 4 vezes premiada com o prêmio ANTP de qualidade, como Santa Maria, então já tem uma gestão consensada na cidade. Abrir um processo licitatório, sem os cuidados, pode trazer para a cidade uma empresa que vai oferecer um serviço pior do que já tem – diz Alexandre.

Alexandre esteve ao vivo no programa F5, da Rádio CDN (Foto: Reprodução)

Apesar das dificuldades em resolver essa questão em Santa Maria, Alexandre elogiou a iniciativa da prefeitura, que conseguiu baixar o valor da tarifa este ano. Segundo Alexandre Resende, desde 2015 vem ocorrendo uma queda na demanda nacional por transporte público, que se intensificou com a pandemia. Empresas tiveram cerca de 40 a 50% de perda em sua demanda e muitas faliram. Ele cita ações que tiveram de ser tomadas para tentar contornar o problema; como em Salvador, onde a prefeitura teve que assumir duas empresas de transporte coletivo. Já em Maringá, o prefeito conseguiu reduzir a tarifa através de subsídios, situação que também ocorreu, pela primeira vez, em Santa Maria este ano. – Aqui em Santa Maria, fizeram uma arquitetura muito inteligente, onde todos os atores participaram, para a redução da tarifa através de subsídios. Viemos entender o que aconteceu juntamente com o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana Orion Ponsi. Santa Maria levou ao Brasil um exemplo de experiência exitosa.

Ainda na vinda à cidade, Alexandre Resende tratou com o secretário municipal sobre a volta do Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urabana, cuja última edição ocorreu em 2018, reunindo secretários do Rio Grande do Sul para discutir soluções para o transporte público.

Leia também:

Licitação do transporte público é prorrogada para 2023Horários de ônibus dificultam chegada e saída de alunos do Colégio Estadual Manoel RibasPrefeitura inicia colocação de adesivos em novas paradas de ônibus da região central de Santa MariaApenas 11 das 31 paradas de ônibus da Faixa Nova de Camobi possuem abrigo para os usuários do transporte coletivo

SOBRE A ANTP

A ANTP é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1977, voltada ao setor de transporte público do Brasil e que tem por objetivo desenvolver e difundir conhecimentos visando seu contínuo aprimoramento. Entre as atividades realizadas pela Associação, está também a realização anual do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. São 366 secretários que mantêm contato coordenado pela ANTP, visando levar questões e experiências exitosas em mobilidade urbana de uma cidade para outra.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começa nesta quarta-feira o período de matrícula em universidades públicas para aprovados no Sisu Anterior

Começa nesta quarta-feira o período de matrícula em universidades públicas para aprovados no Sisu

“Li e falei que ela não tinha do que se envergonhar”, diz professora ao ler redação com desabafo de aluna sobre abuso sexual Próximo

“Li e falei que ela não tinha do que se envergonhar”, diz professora ao ler redação com desabafo de aluna sobre abuso sexual

Geral