“Eu sou fruto de projetos que impactaram a minha vida e mudaram a minha realidade”, diz a castilhense Daiana Santos, eleita deputada federal

Vitória Parise

“Eu sou fruto de projetos que impactaram a minha vida e mudaram a minha realidade”, diz a castilhense Daiana Santos, eleita deputada federal
Foto: Divulgação

No último domingo (2), com 88.107 votos válidos, Daiana Santos (PCdoB) foi eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul. Natural de Júlio de Castilhos, na Região Central, além de educadora social e sanitarista, ela finaliza a graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na primeira candidatura, em 2020, foi eleita vereadora com 3.715 votos para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, cidade da qual tem seu domicílio eleitoral. Agora, parte para seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ela defende bandeiras como anti-racismo, feminismo, direitos LGBTQIA+ e pautas ligadas à educação, à saúde e às políticas públicas.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, na manhã desta quarta-feira (5), afirmou que irá visitar os municípios para analisar a necessidade de cada região. O investimento na área da saúde em Santa Maria foi mencionado pela sanitarista, que espera garantir atendimentos de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

– A gente sabe muito bem que Santa Maria é uma referência na região para esses atendimentos, então, vamos trabalhar nessa perspectiva de ter esse investimento para ampliar o acesso. Para que as pessoas, independente de onde sejam, do campo ou da cidade, possam utilizar esse sistema – explica.

No próximo ano, o Congresso Nacional terá o dobro de mulheres gaúchas representando o estado na Câmara dos Deputados. Ao ocupar um desses postos, Daiana espera inspirar e criar espaço para que as pequenas cidades do Estado tenham evidência na sua realidade. 

– Isso é o mais bonito da política. Poder ampliar as políticas, que cheguem até os mais distantes cantos, e que promovam o protagonismo das crianças, adolescentes, mulheres, homens, todos trabalhadores que estão aí. É assim que a política tem que ser, se reconhecer e fazer parte. (…) Eu sou fruto dessa relação direta de projetos (sociais) que impactaram a minha vida e mudaram a minha realidade, e é esse o movimento que eu vou garantir – reforça.

Leia mais sobre as Eleições 2022Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nascida em Santa Maria, deputada federal eleita Franciane Bayer defende política baseada em princípios e valores Anterior

Nascida em Santa Maria, deputada federal eleita Franciane Bayer defende política baseada em princípios e valores

Próximo

Quando o substantivo encontrou o gerúndio

Geral