após liberação

VÍDEO: mesmo com salas preparadas, escolas aguardam para definir data de retorno presencial

Felipe Backes e Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Fabiano Marques (Diário)
Sala do Colégio Coração de Maria

O calendário fixado na parede da sala de aula do 1º ano do Colégio Coração de Maria ainda marca a data de 22 de fevereiro, anterior ao início da bandeira preta em todo o Rio Grande do Sul. Porém, essa data será atualizada em breve. Com a liberação para aulas presenciais em todos os níveis de ensino no Estado, que foi confirmada na madrugada de quarta-feira, com a publicação do decreto 55.856, escolas particulares de Santa Maria devem retornar as atividades nos próximos dias. As salas de aula estão preparadas conforme os protocolos de segurança sanitária, mas as escolas ainda aguardam mais segurança jurídica para poder confirmar o retorno das atividades presenciais. As instituições pretendem evitar situações como a de segunda-feira, quando uma medida liminar da Justiça impediu a retomada das aulas da Educação Infantil na noite anterior ao retorno dos estudantes.

Prefeitura adia temporariamente aplicação de 2ª dose em idosos

Durante a manhã, ainda havia incerteza sobre a data de retorno no Colégio Coração de Maria, o que será decidido durante o dia. Entretanto, as salas e espaços físicos já haviam sido adequados conforme o decreto. As escolas que permitirem o retorno presencial deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares, uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Boletim municipal confirma mais quatro óbitos relacionados à Covid-19

- Estamos com tudo pronto desde 22 de fevereiro, tanto fisicamente quanto a estrutura tecnológica. Estamos aguardando nossos alunos ansiosos - disse a vice-diretora Glaucia Raquel.

Ao todo, são 976 estudantes do Ensino Infantil ao Ensino Médio matriculados e aptos a retornar às aulas presenciais. Como o retorno é opcional, a vice-diretora estima que 70% a 80% desse contingente volte para a escola. Como as salas tiveram a capacidade diminuída, será necessário dividir as turmas. A ideia é fazer escalas semanais, em que parte dos alunos tenham atividades presenciais, enquanto que o restante acompanhará as aulas de forma remota, por vídeo.

No Colégio Fátima, uma reunião durante o dia também decidiria os próximos passos do colégio, apesar da estrutura interna estar preparada para receber os estudantes.

- Ano passado, com a possibilidade de retorno, a escola já começou a organizar os espaços, os distanciamentos, conforme os protocolos. A preparação foi implementada aos pouquinhos, e hoje a escola está pronta para receber os estudantes de volta - afirmou o vice-diretor Antonio José Campagnolo.

Decreto permite aulas presenciais em todos os níveis de ensino no RS

A escola, que atende cerca de 1.150 estudantes do Infantil ao Médio, também aumentou a conexão de internet para possibilitar a transmissão das aulas para estudantes que ficarem em casa.

A situação é a mesma no Colégio Riachuelo, que não teve aulas presenciais na quarta-feira. As salas estão preparadas, mas uma reunião deve definir a data do retorno das aulas nas dependências da instituição.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Mas há exemplos de instituições que retomaram as atividades já na quarta-feira. A Balão Mágico Escola Infantil havia retomado as atividades presenciais na segunda-feira. Algumas crianças deixaram de ir na terça, com a suspensão judicial. Nesta quarta, novamente autorizada, a escola recebeu 40 crianças, divididas em seis turmas, na parte da tarde. 

Os espaços ao ar livre são priorizados para atividades pedagógicas e recreativas.

- Algumas turmas foram divididas em duas pela necessidade do distanciamento. Foram as turmas da faixa dos 3 anos. Já tivemos 120 alunos, hoje o nosso número está bastante reduzido pela pandemia - conta Mateus Castelan Pereira, administrador da escola.

As crianças a partir de 2 anos usam máscara, e a trocam depois das refeições. Os ambientes internos são utilizados apenas para as atividades de alfabetização, com necessidade do quadro, e hora lanche.

- Eles ficaram felizes e receosos. Assim como nós, eles estão temerários, mas estão contentes - diz Mateus sobre a empolgação dos pequenos com o retorno. 

Os pais não podem acessar a escola, eles apenas deixam as crianças na porta. É medida a temperatura, e os calçados, higienizados. Na saída, cada criança é levada até os responsáveis no portão.

ESCOLAS MUNICIPAIS

Ainda na madrugada de quarta-feira, a prefeitura de Santa Maria divulgou que elaborou diretrizes para a possível retomada das aulas presenciais da rede municipal de Ensino. Conforme discutido no Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19, ficou definido que, até o dia 10 de maio, a prefeitura vai apresentar o novo calendário para a possível retomada das aulas presenciais.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

1º lugar em Medicina na UFSM, jovem conta como foi a preparação para o Enem

Próximo

Calendário de aulas presenciais na rede municipal será divulgado até 10 de maio

Educação