incentivo à leitura

VÍDEO: campanha arrecada livros para crianças e adolescentes em Santa Maria

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Uma criança tem mais imaginação com um livro na mão. A premissa é o que move a campanha Ler para crescer, promovida pela Organização não governamental (ONG) Infância-Ação. São cinco pontos para doação de livros infantis em Santa Maria (veja abaixo).


Fisma abre vestibular para os cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia

A ideia é que todos sejam doados para escolas das redes municipal e estadual. A ONG espera contribuir, assim, com o processo de formação e aprendizagem de crianças e adolescentes por meio da leitura. 

- Durante a pandemia, não podemos ter acesso às escolas para fazer os projetos de antes. A gente resolveu, então, por essa ação de incentivo à leitura - conta a diretora de comunicação da ONG. Júlia Goulart.

Podem ser doados livros infantis e infanto-juvenis. Também são aceitos gibis e revistas infantis. É pedido que todos os materiais estejam em boas condições.

- A gente já tinha coletado e adquirido materiais em 2020. Vamos montar kits, selecionar os títulos e entregar em escolas. Ainda não definimos quais, mas são da rede pública de Santa Maria - explica. Júlia.

ONDE DOAR

  • Okay Café Camobi _ RSC-287, 6.415
  • Papelaria Rótula _ RSC-287, 7.715
  • Livraria Athena _ Rua Floriano Peixoto, 1.112
  • Okay Café Centro _ Rua Venâncio Aires, 1.615
  • Cultura Inglesa _ Rua Tuiuti, 1.541

APRENDIZADO
A intenção principal é auxiliar escolas na formação de uma comunidade leitora. Júlia defende, como mentalidade da Infância-Ação, que a leitura contribui para o crescimento, imaginação e aprendizagem.

- Preparamos uma programação de lives com fonoaudiólogos, professores e psicólogos para reforçar como a escola e os pais, e a gente mesmo fora do núcleo familiar, podem incentivar as crianças, porque se sabe que isso favorece o desenvolvimento - argumenta.

UFSM recebe prêmio internacional por trabalho colaborativo com governo local

A campanha vai até 15 de julho. Quem não puder ir a um dos cinco pontos de doação pode entrar em contato com a Infância-Ação via Instagram ou e-mail [email protected].

A ONG Infância-Ação foi criada em 2006 com o objetivo de estimular o desenvolvimento de crianças e adolescentes entre 0 a 14 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria. A organização atua com projetos, programas ou planos de ação nas áreas de educação, lazer, meio-ambiente, saúde e cultura. Atualmente, são cerca de trinta voluntários envolvidos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IFRS tem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de Saúde e Meio Ambiente Anterior

IFRS tem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de Saúde e Meio Ambiente

Próximo

500 mil alunos participam de avaliação de aprendizado na rede estadual

Educação