UFSM

Universidade Federal investe em obras voltadas ao empreendedorismo e à inovação

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação
Projeto das salas inovadoras: duas deverão ser concluídas em abril

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi reconhecida pelo ranking do site Universidades Empreendedoras como a 9ª universidade brasileira com maior índice de empreendedorismo, entre 123 instituições avaliadas. A UFSM segue colhendo os frutos desta conquista de 2019, já que o Termo de Execução Descentralizada (TED) Inovação no valor de R$ 1 milhão, repassado pelo Ministério da Educação para as universidades mais bem ranqueadas, está sendo aplicado em investimentos relacionados ao empreendedorismo e à inovação na Universidade, o que era uma exigência do repasse.

Fiocruz recomenda Páscoa em casa para prevenir Covid-19

Uma parte do valor foi destinada para reforma da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), outra para obras na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e o restante para a construção de salas inovadoras em seis locais: campus de Cachoeira do Sul, Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Educação (CE), ITSM e Pró-Reitoria de Extensão (PRE), em uma sala no prédio da antiga Reitoria, no centro de Santa Maria.

O investimento que vem sendo aplicado vai servir para disseminar, em diferentes espaços da Instituição, a possibilidade de empreendedorismo. É o que afirma a a pró-reitora substituta de Infraestrutura, Ísis Porto:

Novo auxílio emergencial: trabalhador saberá se tem direito nesta sexta-feira

_ A gente ainda tem uma visão tradicional de que o cursos do CT e do CCSH têm uma maior propensão a ter as empresas juniores, mas isso está mudando com essas salas multiuso, as quais todos os cursos poderão utilizar, principalmente nas áreas de empreendedorismo social, saúde, entre outras.

SALAS INOVADORAS SERÃO PARA TODOS OS CURSOS
Coordenado por Renata Zampieri, professora de Arquitetura e Urbanismo no campus de Cachoeira do Sul, o projeto de salas inovadoras existe desde 2018, mas só foi possível iniciar a execução e implementação dos espaços com a verba proveniente do TED Inovação. As seis salas inovadoras multiuso estarão todas dentro de um padrão criado pela professora e pelas estudantes Rhaissa Porto e Nadiane Joris. A ideia é justamente ter um espaço que possa ser aproveitado por todos os cursos e que fuja da lógica organizacional da sala de aula tradicional.

Feriado terá temperaturas amenas na Região Central

As salas do CCSH, do CT, da PRE e da ITSM ainda estão em fase licitatória, enquanto as de Cachoeira do Sul e do CE devem ficar prontas em abril deste ano.

REFORMAS NA ITSM E NA AGITTEC CONTEMPLAM PARTE INTERNA E FACHADA
Na Incubadora Tecnológica e na Agittec as obras resultantes do TED Inovação contemplam tanto reformas internas quanto mudanças no exterior das edificações, segundo o arquiteto Alberto Wolle, que coordena os trabalhos que estão sendo realizados nestes espaços. Na Incubadora, onde as obras começaram em janeiro deste ano e devem acabar em julho, haverá a adequação do local à rede de hidrantes e melhorias na acessibilidade. Além disso, a fachada será alterada para que haja um maior conforto térmico.

Já na Agittec, onde as obras começaram em novembro de 2020 e devem ser encerradas em maio próximo, haverá uma mudança no espaço administrativo, onde fica o coworking das empresas. No entanto, da mesma forma que a ITSM, a fachada será futuramente alterada.

(Com informações da UFSM)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inep nega falha na correção das redações do Enem

Próximo

Raquel Teixeira toma posse na Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Educação