combate à covid-19

UFSM produz e distribui 375 litros de álcool gel e líquido para os centros de ensino

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rafael Happke (UFSM)
Produção na Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico

A Farmácia Escola da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico começaram a produzir álcool gel e líquido (70%) para a comunidade acadêmica. O produto foi distribuído no Hospital Universitário (Husm) e em vários centros de ensino. Ao todo, cerca de 375 litros de álcool gel e líquido foram doados. 

Conforme o professor de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFSM e coordenador da usina, Filipe Donato, dois servidores, um docente e um aluno estão envolvidos diariamente com a produção. 

- Este é um trabalho que já vinha sendo feito, pois, a produção de álcool gel faz parte de um projeto que realizamos em parceria com a Receita Federal. No entanto, se intensificou nos últimos dias devido a situação enfrentada com o coronavírus - destaca. 

Na Farmácia Escola, o trabalho conta com o apoio de diferentes setores da instituição, como almoxarifado, laboratórios e a própria reitoria. 

- Estamos trabalhando com uma equipe de quatro servidoras farmacêuticas, uma docente e um técnico de labatório - explica a coordenadora da Farmácia Escola, Liziane Maahs Flores. 

Prefeitura fiscaliza 61 pontos de aglomerações em três dias

FALTA DE EQUIPAMENTOS

Para continuar a fabricação, Liziane afirma que é necessário um componente chamado Carbopol, responsável pela formação do gel no produto. 

- O Carbopol é o espessante que possibilita a produção do gel. Está em falta no mercado mundial. Estamos empenhados buscando e testando outras matérias-primas para substituí-lo - fala. 

O coordenador da Usina Piloto de Etanol salienta que outros equipamentos devem ser adquiridos para que a produção seja otimizada:

- Precisamos de um misturador com maior capacidade, uma envasadora, recipientes para condicionar o produto pronto, além de insumos essenciais.

Empresário é a terceira vítima fatal de coronavírus no RS

EXPANSÃO 

Conforme o Donato, a intensão, no futuro, é oferecer álcool gel e líquido também para alunos que moram na Casa do Estudante Universitário (CEU). Ele também diz que o engajamento da comunidade é essencial para que a proliferação do vírus seja contida:

- Engajamento tanto da comunidade acadêmica como da comunidade em geral, desde a difusão de informações sobre cuidados de higiene e distanciamento social, quanto a utilização de álcool gel, tendo em vista a eficácia da sua utilização como medida preventiva. 

DOAÇÃO

Na manhã do último sábado, dia 8, a UFSM recebeu uma carga de 2 mil litros de álcool, que sera transformado em gel, e 4,25 toneladas de químicos, que serão utilizados para realizar a sanitização de áreas do Husm e do campus da UFSM.

A doação foi feita pelo ex-aluno do curso de Engenharia Química, José Valter, sócio-proprietário da Indústria BTA Aditivos, sediada em Santa Catarina. 

Os produtos doados devem auxiliar na linha de produção da Usina Piloto e da Farmácia Escola. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morre a professora aposentada Janea Kessler

Próximo

Programa oferece ferramentas digitais de aprendizagem durante suspensão das aulas

Educação