Ensino Superior

UFSM é a universidade latino-americana que mais atua no combate à fome, de acordo com ranking

A revista britânica Times Higher Education (THE) divulgou na quinta-feira (01) o THE Impact Ranking, publicação que avalia as instituições no que se refere ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Na América Latina, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aparece em primeiro lugar no combate à fome e desenvolvimento da agricultura sustentável. No Brasil, figura na 1ª posição na promoção de pesquisas e ações voltadas para a erradicação da pobreza e na implementação e difusão dos objetivos.

Atuação de destaque

A melhor posição alcançada pela universidade é no Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, em que ocupa a 1ª colocação na América Latina e a 24ª mundial, entre 647 instituições avaliadas. Neste ODS, são verificadas as pesquisas das universidades sobre fome, ensino sobre sustentabilidade alimentar e compromisso no combate ao desperdício de alimentos, tanto dentro dos campi como em suas regiões de abrangência.

A novidade é que, em 2023, a Instituição também alcançou o primeiro lugar no país em outros dois Objetivos, o 1 e o 17.  

No ODS 1 – Erradicação da Pobreza, foi avaliada a pesquisa realizada nas universidades sobre pobreza e suas atuações e suporte para estudantes e cidadãos pobres das comunidades locais.

Outro resultado de destaque é no Objetivo 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Neste quesito a UFSM teve um crescimento considerável nos últimos anos. Em 2021 atingiu a pontuação de 28,7, em 2022 teve 65,7 pontos e, agora, alcançou 84,5 pontos, ocupando a 1ª posição no Brasil. A avaliação que levou a esse índice analisa as formas pelas quais as universidades apoiam os ODS através da colaboração com outros países, promoção de melhores práticas e publicação de dados.

O ranking

O Times Higher Education é um dos mais conceituados levantamentos internacionais do ensino superior. Essa é a quinta edição do ranking que avalia as universidades em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, levando em consideração quatro grandes áreas de atuação: pesquisa, administração, extensão e ensino. 


*Com informações da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vestibular de Inverno para o curso de Medicina ocorre nesta segunda na UFN Anterior

Vestibular de Inverno para o curso de Medicina ocorre nesta segunda na UFN

Prazo de inscrições para o Encceja encerra nesta sexta Próximo

Prazo de inscrições para o Encceja encerra nesta sexta

Educação