Foto: Beto Albert (Arquivo, Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está com inscrições abertas para ingresso em cursos de graduação a partir do primeiro semestre em 2026, por meio de três processos seletivos. O edital 77 trata do ingresso de pessoas transgêneros, compreendidas as pessoas transgêneros e travestis. O processo tem por objetivo preencher 103 vagas distribuídas em 69 cursos. Já o edital 78 refere-se ao processo seletivo para Pessoas com Deficiência (PcD). Nessa modalidade, são 85 vagas em 58 cursos. E, por fim, o edital 79 diz respeito ao ingresso de Atletas de Alto Rendimento para o preenchimento de 64 vagas distribuídas em 45 cursos. No total, são 252 vagas disponíveis.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, essas iniciativas vêm se somar aos três principais processos que envolvem a maior parte dos estudantes que ingressam na UFSM, que são o Processo Seletivo Seriado, o Vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
– Nossa sociedade é diversa, nossas comunidades são diversas. Da mesma forma, a Universidade Federal de Santa Maria precisa receber toda essa diversidade dentro da sua estrutura que envolve ensino, pesquisa, extensão e inovação. E é nesse sentido que o ingresso na instituição se diversifica – explica o pró-reitor.
Como participar
Os candidatos transgêneros devem efetuar a inscrição até o dia 23 de dezembro, por meio deste link. As pessoas com deficiência podem se inscrever até o dia 8 de dezembro pelo link. Já os atletas devem fazer a inscrição pelo site.
Podem participar dos processos seletivos os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) completo, com presença em todas as provas, em pelo menos um dos seguintes anos: 2025, 2024, 2023, 2022 ou 2021. Em caso de participação em mais de uma edição do Enem, o sistema automaticamente vai considerar o ano cuja pontuação for a mais alta. Ter concluído o Ensino Médio até a data da confirmação de vaga e matrícula é condição legal para ingressar nos cursos de graduação.
Todos os editais estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação.
Ao Diário, o pró-reitor adiantou que, em breve, serão publicados os editais para o processo seletivo indígena e o processo seletivo quilombola.