ensino e pesquisa

Terça-feira é o último dia para inscrever trabalhos na Jornada Acadêmica Integrada

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (arquivo/ Diário)

CORREÇÃO: O prazo final para a inscrições para apresentações de trabalho na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), se encerra nesta terça-feira, às 17h, diferente do que publicamos no último final de semana. A data foi divulgada pela UFSM e a informação também já foi corrigida no site da instituição.

Terça-feira é o último dia para efetuar as incrições de apresentações de trabalho na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pelo site. A Jai ocorre de forma online nos dias 22 e 26 de novembro. Quem ainda não está inscrito, precisa ficar atento, porque o horário de inscrição se encerra às 17h30. Segundo o edital, o prazo é válido para acadêmicos da UFSM, para os estudantes de fora, terminou no dia 20 de agosto. 

Vacinação tem quatro ações no interior e continua para 18 anos ou mais

Uma mudança neste ano é que os trabalhos poderão ser inscritos com o envio somente do resumo, não sendo mais solicitado o envio da apresentação, como ocorreu na edição de 2020. As inscrições para ouvintes poderão ser feitas até as 19h do dia 24 de novembro. Já candidatos a avaliadores voluntários poderão se inscrever até as 17h do dia 31 de agosto.

A JAI é composta de cinco sub-eventos: 36º Salão de Iniciação Científica, 14º Salão de Extensão, 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes, 12º Salão de Pós-Graduação e 5ª JAI Externos. Na mesma semana ocorrerão eventos satélites, promovidos pelas Unidades de Ensino - Cursos/Departamentos, Grupos de Pesquisa, Laboratórios e/ou Programas de Pós-Graduação.

APRESENTAÇÕES ONLINE
As apresentações de trabalhos da JAI são organizadas em módulos temáticos, que são determinados pelas áreas do conhecimento do CNPq. A escolha do módulo temático no qual o trabalho deve ser enquadrado é feita pelo aluno quando da realização da inscrição. Para trabalhos de extensão, deverá ainda ser escolhida uma das oito áreas temáticas de extensão.

A 36ª JAI permite inscrições para apresentação de trabalhos nos formatos videoconferência e apresentações performativas (somente para os módulos temáticos dança, música e artes cênicas). O aluno informa sua opção no momento da inscrição. Para os trabalhos inscritos no formato de apresentações performativas caberá ainda à comissão organizadora a decisão final sobre o formato de apresentação do aluno inscrito, podendo manter o formato de apresentação performativa ou alterar o seu formato para videoconferência. A programação geral será divulgada no dia 1º de novembro.

As apresentações dos trabalhos no formato videoconferência, inscritos em cada um dos módulos temáticos, serão realizadas em salas virtuais usando a plataforma Google Meet. Cada sala virtual conterá aproximadamente 10 apresentadores, um coordenador e um avaliador. Cada apresentador terá 10 minutos para sua apresentação, sendo os primeiros sete para a apresentação e os três minutos restantes para perguntas ou comentários. O aluno apresentador inscrito deverá estar presente na sala virtual e ter consigo seu arquivo de apresentação para que possa apresentar seu trabalho quando assim for convidado pelo coordenador da sala.

Já os trabalhos que forem designados, por comissão específica, para apresentações performativas terão sua duração e local de apresentação definidos em data oportuna, que não deverá ultrapassar o período de até duas semanas antes do evento. As apresentações performativas acontecerão em ambiente a ser definido pela comissão específica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sinprosm decide nesta semana nova gestão para o próximo triênio Anterior

Sinprosm decide nesta semana nova gestão para o próximo triênio

Próximo

VÍDEO: fotografias contam a história das guerras contemporâneas

Educação