ensino superior

Sisu é marcado para abril e vai usar notas do Enem 2020

18.398

O Ministério da Educação (MEC) confirmou, na noite de sexta-feira, que o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) está previsto para ocorrer em abril, depois da divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Adiadas em razão da pandemia, as provas do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital. A divulgação das notas está marcada para 29 de março. Dessa forma, serão as notas deste exame que serão usadas pelos estudantes para concorrer às vagas nas universidades públicas. 

IFFar tem quatro cursos avaliados com excelência pelo MEC

Assim, o Ministério da Educação negou a fala do próprio ministro, Milton Ribeiro, de que a nota do Enem de janeiro não poderia ser usada pelos estudantes para concorrer a uma vaga no Sisu do primeiro semestre de 2021.  

Já os processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), nas edições do primeiro semestre de 2021, vão exigir dos candidatos notas de anos anteriores do exame. Já o Sisu, marcado para abril, vai usar as notas das provas de 2020. 

A fim de se ajustar ao calendário das instituições de Ensino Superior privadas, que devem iniciar as atividades a partir de fevereiro, o MEC vai permitir que os candidatos usem a nota do Enem 2019 para a primeira edição do Prouni 2021. Para o Fies, o candidato pode usar notas do Enem desde 2010.

Para aqueles que estão concluindo o Ensino Médio em 2020, o MEC prevê a abertura de processos seletivos do Prouni e do Fies logo após o Sisu. Assim, os candidatos já poderão usar as notas do Enem 2020. No caso do Fies, poderão disputar as vagas os candidatos que tenham notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Período de pré-matrícula para rede estadual de ensino começa nesta terça

Próximo

Formatura da primeira turma de Medicina da UFN foi transmitida pelas redes sociais

Educação